Com o objetivo de evidenciar o projeto educativo e artístico que reuniu alunos, professores e a comunidade do entorno de uma escola pública em Piracicaba (SP) foi lançado o documentário “Muroarte: Uma Artexperiência Coletiva”, que pode ser assistido gratuitamente por meio do site www.muroarte.com.br.
O material audiovisual, com cerca de 24 minutos, é dirigido por Paulo Parra Munhoz e Rafael Bitencourt e traz à tona o processo realizado na Escola Estadual Dr. Prudente, em que 600 pessoas – entre crianças, adolescentes e adultos – pintaram o muro de 120m2 da instituição de ensino, a partir de uma ação em que foram trabalhadas questões como a identidade e o senso de pertencimento. A idealização do projeto é do artista plástico e pesquisador Camilo Riani e de Mateus Piffer Júnior, sócio-diretor da agência Neurônio Adicional.
“O muro clamava por arte. Mas uma simples pintura não seria suficiente, a gente queria criar uma experiência, para ter o envolvimento e gerar pertencimento, tanto dos alunos como de toda a comunidade”, afirma Piffer Júnior no material audiovisual.
Intitulado MuroArte, o processo evidenciado no documentário ofereceu ações artísticas e educacionais aos alunos da escola, ministradas por Riani, de forma a criar vínculos afetivos entre os participantes com a metodologia da ‘ArtExperiência’, criada pelo artista, que possibilita vivências e acontecimentos por meio da arte. “Esse desafio nos trouxe a possibilidade única de que cada criança, os vizinhos e as pessoas que passavam pelo local pudessem ser os artistas dessa obra e eu fui uma espécie de regente, que conduziu essa experiência que é de todo mundo”, explica Riani no vídeo.
O patrocínio é da Agência Neurônio Adicional, FV Construtora, Rezecon Contabilidade e Assessoria. A iniciativa conta com apoio da Tempo D Comunicação e Cultura, Studio Monumental, Café Morro Grande, CCC Piazza Tinturaria, Duo Imóveis, Farmácia Biotipo, Peixoto Advogados e Descubra Sua Rota.
PROCESSO – O processo foi iniciado em agosto de 2019, com a reforma do muro principal da E.E. Dr. Prudente. Em setembro, ocorreu a estruturação do espaço para pintura com os alunos, em que foi utilizada a técnica da Cartoongrafia, desenvolvida por Camilo Riani. Por meio de arte colaborativa, pequenos desenhos formaram uma grande imagem. Os participantes, inclusive, registraram suas mãos no muro, o que se tornou uma parte emblemática de todo o processo. “É como se tivéssemos um pequeno grão, a mão de cada aluno. E junto a esse grão, há outro ao lado, que é a mão do amigo. Ao juntar esses detalhes, temos uma série de grãos, que formam uma cena única, como a que vemos no local”, explica Riani.
Os idealizadores buscam, agora, levar a iniciativa a outras instituições. “O intuito é incentivar outras localidades a promoverem ações semelhantes em suas dependências, de forma a contribuir com a preservação do patrimônio, o senso de pertencimento e o crescimento turístico e cultural”, diz Piffer Junior.
MARCA A HISTÓRIA – Os alunos ressaltaram a iniciativa. “Eu acho fantástico, é um projeto que marca a história da escola. O fato de trabalhar com arte me agrada muito”, disse Beatriz Ribeiro, que na época da ação tinha 14 anos e era aluna do 9º ano. “Essas artes são muito interessantes, uma coisa magnífica”, contou Rafaela Pires, que também tinha 14 anos e era aluna do 9º ano na época.
“Foi uma inesquecível proposta pedagógica, sociocultural, uma ideia de preservar a cidade, a escola, se integrar e fazer arte, o que é muito positivo”, opinou a diretora da escola, Cristina Negro Silva. “Nós temos agora uma obra de arte para mostrar para a cidade, que é nossa, que temos orgulho de ver cada vez mais bonita e que respira arte, por conta de artistas, como esses alunos. É com eles que nós vamos fazer uma sociedade melhor”, afirmou o Dirigente Regional de Ensino, Fabio Negreiros.
Foto: Divulgação