O Lions Clube Rio Claro Centro realiza campanha permanente intitulada “Lacre Solidário” para arrecadação de lacres de latinhas para a compra de mais uma cadeira de rodas.
Segundo o presidente Jorge Roberto Pimentel, a campanha começou em 2011 e, de lá para cá, não parou mais. Neste período, já conseguiram fazer a entrega de 76 cadeiras. “Nosso objetivo é fechar 2018 com mais uma cadeira”, disse.
Durante todo ano é feita a arrecadação. “Tem muitas pessoas que colaboram assiduamente conosco entregando embalagens pet cheias de lacres”, afirmou o presidente. Agora, os interessados podem fazer a entrega também em um ponto de coleta que está na prefeitura.
Para conseguir uma cadeira são necessárias 120 garrafas pet de dois litros cheias de lacres No total, 300 mil lacres. “É um número alto, mas recebemos muita ajuda de pessoas e entidades. Este ano, já conseguimos três cadeiras”, comemora o presidente.
Pimentel diz ainda que a instituição que mais recebeu cadeiras foi o Abrigo São Vicente de Paulo. Também foram doadas cadeiras para o Clube de Cavaleiros de Rio Claro (que auxilia no trabalho desenvolvido com pessoas portadoras de deficiências), Hospedaria de Emaús e, recentemente, para o Centro Especializado em Odontologia – CEO para o uso de pacientes com necessidades especiais. “Agora, vamos decidir em reunião as entidades que irão receber as próximas”, esclareceu.
Para aquisição da cadeira, os lacres são pesados, vendidos e o valor depende da cotação do mercado. “Temos um depósito de sucatas, que é nosso parceiro na campanha, e nos paga muito bem pelo material. Já chegou, inclusive, a colaborar com certa quantia em dinheiro para completar o valor de uma cadeira. Já para a compra das cadeiras, também temos um parceiro que nos faz descontos no valor. Ou seja, além dos doadores, as pessoas se envolvem de outras formas na campanha.