A atividade foi realizada no sábado (14) por cerca de 80 voluntários. O Arrastão Ecológico foi realizada pela Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes (Aperp), com apoio do Núcleo de Educação Ambiental – NEA/SEDEMA, e Tiro de Guerra.
Uma grande quantidade do material foi retirada do rio. No total 613 pneus. Foi preciso o uso de veículos de tração para fazer a retirada dos pneus de tratores, caminhões e carros.
Segundo informações da Prefeitura de Piracicaba, mais de 540 mil pneus foram retirados do Rio entre 2013 e 2017. Somente no ano passado foram 91.014 unidades. Através do convênio com a ANIP – Assoc. Nacional da Industria Pneumática, a Sedema, mantém pontos de recebimento de pneus usados que são recolhidos na Central de Resíduos e encaminhados para a reciclagem, cumprindo a PNRS, com relação à logística reversa.
Os Pneus usados podem ser descartados sem custo na Central de Resíduos, localizada na Avenida das Ondas, Bairro Ondinhas. Os ecopontos na cidade também fazem o recebimento.
A equipe do setor de Gerenciamento de Resíduos da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema fez o transporte dos 613 pneus retirados do Rio Piracicaba. Cerca de 12 toneladas foram encaminhadas à Central de Resíduos e posteriormente são encaminhados à recicladora.