O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro trouxe em uma postagem nas redes sociais a história e a nostalgia de um ponto importante da cidade conhecido como Castelinho de Rio Claro, o local fica na Avenida Visconde. Conforme relembra o departamento, no ano de 1890, o abastecimento de água da cidade de Rio Claro passou por um período de crise, sendo insuficiente para atender às demandas da população. A partir disso, foi necessária a realização de novas obras para regularizar o abastecimento de água.
A principal delas foi a de conseguir um novo manancial para aumentar o fluxo de água para a população, o que foi obtido após inúmeros estudos realizados pela Comissão de Saneamento do Estado, em 1895. Assim, optou-se pelo aproveitamento de uma nascente de água situada no final da Rua 2, na margem direita do Córrego da Servidão, no local hoje da Avenida 26, no antigo Posto “Getulhinho”.
O reservatório tinha capacidade de receber um milhão de litros de água, que eram levados pelas bombas, à razão de vinte litros por segundo, operando por 15 horas diárias. A casa onde ficavam as bombas era o “Chalet”, que ali permanece até hoje. No local, havia uma placa de mármore e os dizeres: “Novo Abastecimento de Água”.
Finalmente, o local desse reservatório ficou conhecido pela população como “Castelinho”, devido a aparência arquitetônica do edifício.
O Castelinho está localizado no Antigo Auto Clube de Rio Claro (A.A.C.R.C), na Avenida Visconde de Rio Claro, nº 290, Centro. O edifício tem seu volume retangular e está situado em uma praça. O prédio foi construído em 1900 e possui 2.401 m² de área de terreno e 74 m² de área construída.
Inauguração do Posto de Puericultura “Getulinho”
Em 22 de novembro de 1952, foi inaugurado o Posto de Puericultura “Getulinho” anexo ao Castelinho. Esse Posto foi chefiado pelo D. Eduardo Dias Coelho, substituído, posteriormente, pelos Drs. Mário Gardenal e Cândido Spínola Alvarenga.
Em janeiro de 1970, o Posto de Puericultura da Escola Profissional foi transferido para outro prédio. O Posto de Puericultura “Getulinho” funcionou no mesmo local por anos, até quando passou a desenvolver programas de saúde do Município e, mais tarde, abrigou as Secretarias Municipais de Educação, Sepladema, Centro de Voluntariado de Rio Claro, Casa da Amizade Hip Hop e, em 2015, passou por reformas para abrigar a Diretoria de Políticas Especiais do Gabinete do Prefeito, que contempla as assessorias da igualdade racial, mulher, juventude e idoso. Os dois prédios situam-se na Praça Fausto Santomauro, em homenagem a esse Prefeito de Rio Claro.
Arquitetura do Edifício
O Castelinho possui o estilo arquitetônico eclético; a fachada é composta por duas portas com verga reta. Acima de cada porta uma cimalha sustentada por duas mísulas; as laterais apresentam pilastras. Do lado esquerdo da fachada, nota-se uma varanda em arco ogival, que abriga a entrada do edifício. Na cobertura há duas janelas, uma das quais é dotada de um telhado de calota (torre íngreme, em forma de pirâmide), com um ornamento na ponta.
As esquadrias são caracterizadas por portas de madeira de duas folhas, além de janelas metálicas retangulares envidraçadas. Quando a cobertura, tem telhado de pavilhão com telhas do tipo shingles de alumínio. Dentre as técnicas construtivas utilizadas, foi executada a alvenaria de tijolos. Atualmente, encontra-se em bom estado de conservação.
À frente, duas portas onde se lê ao centro “Fundado em 28-03-1988” produzem um efeito clássico algo contemporâneo no Castelinho da Praça Fausto Santomauro. O edifício possui um grande valor histórico e arquitetônico para o Município por se tratar da primeira bomba d’água que abasteceu a cidade.
Apenas em 1884 foi proposto e aceito um contrato para abastecer a cidade, entre o Presidente da Câmara Municipal, Manoel Pessoa Siqueira Campos, e o agrimensor Gregório Gonçalves de Castro Mascarenhas.
O documento apresentava o seguinte texto:
“Propunha-se o Sr. Mascarenhas captar a água do Córrego, quatrocentos metros acima da confluência do mesmo com a Rua Visconde de Rio Claro; dali, por meio de bombas hidráulicas e encanamentos de ferro, levá-las para três ou quatro reservatórios e, por fim, a uma caixa de duzentos e vinte mil litros feita de tijolos e cimento, cuja pedra fundamental foi assentada em cinco de março de 1885.
Dessa caixa, a água era distribuída dos diversos ‘Chafarizes’ da Cidade e às derivações domiciliares sujeitas ao metro do tubo de ‘penas d’água’ […], no entanto, o agrimensor […], transferiu o seu contato aos senhores Ferreira da Silva & Armbrust, que executaram a obra até o seu término; foi inaugurada no dia quinze de maio de 1886, com animada festa no Largo da Matriz, onde se localizada um dos principais ‘Chafarizes’.
Naquele dia, perante enorme massa popular e todas as autoridades do Município, aos acordes da banda de música, o Dr. Manoel Pessoa de Siqueira Campos abriu as torneiras fazendo jorrar a água sob aclamações do povo que ali se acotovelava.”
SEDE ANTIGO AUTO CLUBE DE RIO CLARO
A partir de 1988, o prédio passou a sediar o Auto Clube de Rio Claro, que conta com mais de 50 sócios que mantêm a tradição e a paixão pelas quatro rodas.
ALVO DE FURTO
Recentemente o local foi alvo de indivíduos que furtaram o imóvel levando fios e itens do interior, o fato foi confirmado por um dos integrantes, porém a diretoria não comentou sobre o ocorrido e os objetos levados não foram divulgados.
Por Redação DRC / Fotos: Arquivo Público