Projetos arquitetônicos que contemplam a otimização de recursos naturais no seu desenvolvimento é o conceito relacionado a arquitetura sustentável, que possui como objetivo diminuir o impacto ambiental causado por reforma de edificações e construções.
Os materiais comprados na arquitetura sustentável são de preferência de origem natural, adquiridos através de certificado de procedência de seus fornecedores e utilizados conscientemente.
Os fornecedores locais tem o privilégio de serem escolhidos, reduzindo assim a emissão de CO2. São utilizados somente os insumos estritamente necessários, sendo o uso da matéria-prima muito bem planejado, assim como o seu reaproveitamento através da reciclagem.
Como exemplos de recursos que são avaliados citam-se: recursos para reuso da água, otimização do uso da água, instalação de aquecedores solares para aquecimento de água, instalação de sensores em torneiras, instalação de placas solares para geração de energia elétrica pela luz do sol, entre outros.
A arquitetura sustentável utiliza em seus projetos parâmetros ecologicamente corretos, incorporando todos os meios possíveis de aproveitamento de espaço, reuso da água, iluminação natural, facilidade para coleta seletiva, etc; dessa forma contribui significativamente para a preservação do meio-ambiente e estão tornando-se cada vez mais popular entre os profissionais do ramo, principalmente os arquitetos.
A redução de custos é outro benefício da arquitetura sustentável, como exemplo a energia solar, que tem baixo impacto ambiental e gera uma redução de custos na conta de luz de até 95%.
Imóveis planejados de forma sustentável são mais valorizados, a valorização pode chegar em até 8% a mais em uma casa que possui painéis solares.
Atualmente pode parecer difícil para um engenheiro ou arquiteto adotar o conceito de arquitetura sustentável, porém é muito fácil, basta em cada parte de seu projeto contar com os parceiros certos, que estarão prestando toda a assessoria necessária de acordo com o tipo de edificação.
No Brasil muitos profissionais já adotam essa prática, felizmente o conceito de casa ecológica e edifícios ecologicamente corretos estão sendo adotados por empreendimentos imobiliários de uma forma cada vez maior.
Projetos arquitetônicos sustentáveis valorizam ainda mais o trabalho dos profissionais ligados a área de construção e reformas e colaboram de forma significativa com o meio ambiente, junte-se a esses profissionais e abrace essa causa.