A exposição Imigrantes Italianos no Estado de São Paulo começou nesta sexta-feira (14) em Rio Claro no Museu Histórico e Pedagógico “Amador Bueno da Veiga”, e poderá ser vista de terça à sexta-feira, das 9 horas ao meio dia e das 14 às 17 horas. O museu fica na Avenida 2, nº 572, esquina com a Rua 7, no Centro.
A iniciativa é da prefeitura, por meio do Arquivo Público e Histórico “Oscar de Arruda Penteado”, que contribuiu com documentos de seu acervo, com apoio das secretarias municipais de Cultura e de Desenvolvimento Social.
O evento faz parte do projeto Plataforma on-line: Arquitetura italiana no Estado de São Paulo, e tem por objetivo elaborar e propiciar o livre acesso a uma produção, na sua grande maioria de extração eclética, pouco conhecida, reconhecida e, sobretudo, desqualificada pela historiografia da Arquitetura e do Urbanismo brasileiros.
Com ênfase no legado dos italianos de primeira e segunda geração, o projeto agora se aproxima da comunidade por meio desta exposição, que traz alguns dentre os muitos exemplares levantados no âmbito do projeto até o momento. Diversos outros estão disponíveis no site www.arquiteturaitalianasp.com.br.
Com a reunião, produção, reprodução e organização de projetos arquitetônicos, fotografias e outros documentos relativos a essa produção, o projeto possibilita o acesso amplo e irrestrito a um conjunto de informações dispersas, ou mesmo anteriormente não acessíveis.
Atualmente, a plataforma conta com informações relativas a projetos, obras e profissionais atuantes nas cidades de Araraquara, Batatais, Campinas, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Pardo, São Paulo e Santos.
O projeto foi desenvolvido em parceria entre o Departamento de São Paulo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-SP), Instituto Cultural Janela Aberta e diversos pesquisadores coordenados pelo Prof. Dr. Miguel Antonio Buzzar, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP).
Foto: Divulgação