Populares da região do Arco-Íris procuraram o Diário do Rio Claro para relatar uma situação que tem os incomodado. Segundo eles, uma área pública que era destinada para uso dos moradores foi invadida e, agora, são impedidos de frequentar o local, pois ela foi cercada por um outro popular.
“Há alguns anos, a área foi entregue com várias árvores frutíferas para o uso de todos os moradores, porém, agora, foi cercada e ninguém pode usufruir, apenas o morador que teve a iniciativa. No local, ele cria animais”, disse o reclamante.
Os moradores alegam que já fizeram denúncia para órgãos competentes e esperam solução. “Não é justo a pessoa se beneficiar com uma área pública. Então qualquer um vai sair invadindo. O local é público, mas estão criando galinha, pato, peixe, plantaram feijão, mandioca, foi feito um rancho e ninguém pode entrar”, questionou um outro entrevistado.
Eles apontam ainda outros problemas. “Tem muita sujeira, tanque com água parada, inclusive. Como fica o cuidado com a dengue? Ponto de drogas, escuro e ninguém toma providência”, lamentou um morador.
A área mencionada fica na Rua 15, no bairro Arco-Íris. “Uma outra família também se apoderou de um pedaço do terreno e colocou até portão. A população não pode acessar.”
PREFEITURA
A prefeitura esclarece que tem trabalhado para combater a invasão de áreas públicas através da Comissão Deliberativa sobre a Ocupação Indevida de Imóveis Públicos Municipais criada em 2017.
A comissão recebeu denúncia de ocupação indevida de área pública do Jardim Figueira. Como o invasor não foi identificado, a prefeitura fixou placa de notificação no local solicitando a desocupação da área.
Caso a medida não seja cumprida, a prefeitura fará a retirada das cercas e edificações do terreno. Com relação ao terreno do bairro Arco-íris, a comissão não recebeu denúncia sobre a invasão e irá até o local verificar a situação.