Com a chegada da pandemia, a reunião de familiares e amigos se tornou cada vez mais rara e passaram a viver se privando disso, em uma dura realidade. Passado esse período mais difícil, hoje, a realidade foi ficando mais leve e, aos poucos, a flexibilidade vai aumentando, permitindo os tão esperados encontros sejam realizados novamente. Por outro lado, foi o tempo em que as pessoas sentiram a necessidade de “revisar” a casa, seus ambientes e nada melhor do que ter um espaço confortável e aconchegante para acomodar amigos e entes queridos.
Projetado para realizar confraternizações, o espaço gourmet é perfeito para compartilhar momentos especiais, geralmente, é equipado com churrasqueira, cooktop, fogão e forno à lenha, isso, claro, dependendo do tamanho do ambiente, há também opções mais minimalista como a inserção de adegas climatizadas ou pequenos bares. O importante ao escolher os eletrodomésticos e o mobiliário para este ambiente é que a circulação não seja afetada.
Vale ressaltar que, a ilha é um item que consegue mesclar beleza e funcionalidade, não só serve de apoio para as refeições, como também pode ter armários para guardar louça e objetos. E ainda por cima pode-se optar por embutir aparelhos, otimizando espaços. Por ser uma área que acumula muita gordura, é indispensável que o revestimento escolhido seja fácil de manter e facilite a limpeza, nada que deixe visível marcas de sujeira. Então, é uma boa escolha considerar materiais impermeáveis, antiaderente e sem relevos.
Há mais de 20 anos à frente de seu escritório em São Paulo, a designer de interiores Norah Carneiro é expert no assunto, em seus projetos a profissional visa garantir bem-estar, sofisticação e a identidade dos moradores. Com uma linha de conceitos contemporâneos e modernos.
Confira abaixo alguns projetos de área gourmet:

Neste projeto de área gourmet na beira da piscina, a designer optou por um conceito de casa de campo, além de otimizar o espaço embutindo os frigobares na bancada da pia, Norah inseriu duas mesas centrais, uma com cadeiras baixas e outra ao lado com as banquetas altas, assim além de aproveitar o espaço, é possível acomodar melhor as visitas, garantindo uma visão ampla de todo o ambiente.

Já neste outro projeto a designer evidencia o nobre mobiliário customizado em madeira maciça e as cadeiras no tom envelhecido que ditam um ambiente rústico, mas muito acolhedor e agradável, além de expor alguns itens pessoais dos moradores, ocasionando muita personalidade.

Neste projeto integrado, a varanda gourmet é introduzida à sala de jantar e ao living, acarretando amplitude, sofisticação e uma circulação livre. Com uma concepção mais simplista, mas muito aconchegante.
“Há muitas formas de idealizar uma área ou varanda gourmet, mas é indispensável que seja um ambiente receptivo, acolhedor, que tenha a identidade do morador, e segurança aos convidados, por isso, é preciso ter cuidado com a posição dos mobiliários, o conceito é oferecer um espaço descomplicado e agradável”, finaliza a designer.