Um serviço indispensável à cidadania. Um passeio pelo Shopping Rio Claro. O aproveitamento do período de férias escolares para fazer tudo com mais calma. Essa é a combinação propiciada, em Rio Claro, pelo fato da unidade do Poupatempo ser instalada no centro de compras, que atrai pessoas da cidade e da região.
Em São Paulo, a autônoma Audrey Batista de Souza aproveitou a primeira semana de férias do filho de sete anos para emitir o RG dele. “A escola pediu, aí eu aproveitei as férias dele para tirar o RG”. No Poupatempo da Lapa, Zona Oeste da capital paulista, eles realizaram o atendimento em pouco tempo.
Segundo o governo estadual, em 2023, o Poupatempo já realizou cerca de 400 mil atendimentos para os pedidos das carteiras de identidade a pessoas com menos de 18 anos, dos quais mais de 90 mil foram concentrados em janeiro. O número representa aumento de 37% em relação à média mensal, de 66 mil solicitações.
Passo a passo
Para solicitar o documento RG, é muito simples. Basta o cidadão agendar data/ horário, de forma gratuita, e comparecer ao posto selecionado com a Certidão de Nascimento ou Casamento original (ou cópia autenticada) e cópia simples. Crianças menores de 16 anos devem estar acompanhadas de um dos pais ou responsável legal, com documento de identificação.
A primeira via do RG é gratuita. A segunda via tem uma taxa de R$ 51,39 e o tempo médio para emissão é de até 10 dias úteis. O prazo da entrega em domicílio varia e pode ser acompanhada no site dos Correios, por meio do código de rastreamento informado no protocolo e possui um valor de R$ 9,09.
Poupatempo
Para ser atendido no Poupatempo, o agendamento é obrigatório e pode ser feito por meio dos canais digitais: portal (http://www.poupatempo.sp.gov.br),, “”) aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda pelo Assistente Virtual chamado “P”, que atende no site e também via WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.
Além dos serviços presenciais, o programa disponibiliza atualmente mais 265 opções online, como a renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, pesquisa de débitos de veículos, entre outros. Com informações do governo estadual.
Foto: Arquivo