Na medida em que atravessamos dificuldades inerentes às mudanças, podemos escolher entre a fuga ou o enfrentamento.
A fuga caracteriza-se pelo entendimento de que essas “dificuldades” estão acima da nossa capacidade de encontrar soluções e, deste modo dizemos de forma consciente ou não, que não temos como agir e encontrar a superação desses obstáculos.
Ao contrário, o enfrentamento é a capacidade que temos de transformar os problemas em grandes oportunidades de melhoria; uma forma de agir que nos foi “ensinada” pelo paradigma da qualidade, e que se torna fundamentalmente necessário, nos dias de hoje, para aqueles que desejam evoluir pessoal e profissionalmente.
Fazemos escolhas a todo momento, sempre buscando conquistar melhores posicionamentos em função das situações apresentadas pelo ambiente e isto se torna um aprendizado constante em nossas vidas.
Uma das habilidades mais importantes a serem desenvolvidas pelo profissional, atualmente, é a aprendizagem intencional.
A aprendizagem intencional é a disposição e a capacidade de transformar cada oportunidade em aprendizado sobre algo.
Para esses profissionais um problema passa a ser uma oportunidade de melhoria e de aprendizado.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, “Mais de 1 Bilhão de empregos no mundo todo serão completamente transformados ao longo da atual década.”
Profissionais intencionais, os mais procurados pelas empresas, são aqules que possuem growth mindset, ou mentalidade de crescimento. São profissionais que entendem que suas habilidades, inteligência e capacidades possam ser desenvolvidas.
Uma das características marcantes desses profissionais e que os diferenciam dos demais é que essa capacidade de aprender intencionalmente conferem a eles e às suas empresas um valor extraordinário.
Ainda segundo o estudo da MCKinsey (Agosto 2020), para esses profissionais, “Falhas e erros não são indicativos dos limites do seu intelecto, mas sim ferramentas que informam como você se desenvolve.”
Estudos da McKinsey Global Institute, intitulado “Future of Work after COVID-19 (2020); indicam que “Trabalhadores precisarão aprender mais habilidades sócio-emocionais e habilidades tecnológicas, para poder ocupar faixas salariais mais altas.”
Desenvolver a habilidade da aprendizagem intencional é também uma forma de suprir as necessidades da carreira profissional que, salvo algumas exceções, a aprendizagem convencional ou institucional não oferece na plenitude.
Outra característica dos profissionais intencionais é a mentalidade de curiosidade. De acordo com um estudo da Harvard Business Review, quando a curiosidade é acionada, os funcionários cometem menos erros em termos de decisões.
Conforme o relatório do Fórum Econômico Mundial, 94% dos líderes de negócios relatam que esperam que os funcionários adquiram novas habilidades no trabalho.
Ser um profissional intencional, antes de ser um diferencial na carreira é uma forma de valorizar de suas próprias habilidades e de enxergar os problemas como oportunidades para aprender e crescer.
Desenvolver a habilidade da aprendizagem intencional é uma escolha. Espero que você já tenha feito a sua! Até…
O autor é conferencista, palestrante e Consultor empresarial. Autor do livro Labor e Divagações. Envie suas sugestões de temas para o prof. Moacir. Para contatos e esclarecimentos: moa@prof-moacir.com.br / Viste: www.prof-moacir.com.br