Estudos científicos comprovam que a música, quando trabalhada na infância, ajuda também no desenvolvimento escolar ao diminuir o déficit de atenção. Além disso, a música estimula regiões do cérebro que auxiliam no aprendizado de matérias escolares.
O processo de alfabetização também pode ser desenvolvido por meio da música. Isso pode ser feito especialmente por meio de canções infantis em que há palavras e sílabas que se repetem. Assim, a música pode ser utilizada como um recurso para ensinar os pequenos a atrelar o som das palavras à escrita.
As aulas de música são vistas desde os primeiros anos escolares como um benefício. Os pesquisadores dizem que a música é reconhecida como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana promovendo o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.
A valorização do contato da criança com a música já era existente há tempos atrás, Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”. Daí então surge uma reflexão para pais e principalmente educadores, buscando inserir a música no seu planejamento, bem como criar estratégias voltadas para essa área.
Em Rio Claro, temos o prazer de ser comtemplados pelo Projeto “Violão nas Escolas” em parceria com o Instituto Lumiarte que, tem por objetivo divulgar violão como instrumento solista e também a música erudita e instrumental, levando aos alunos e professores um programa de concerto de caráter didático, que por sua vez se torna um rico material para as disciplinas de arte e também um material complementar para outras disciplinas, além de fomentar o público.
Acontecerem apresentações na Escola Estadual Escola Chanceler Raul Fernandes, localizada na R. Dois, 2877 – Vila Operaria, 13504-600 nos dias 03 e 06/12 com 10 apresentações nos períodos da manhã e da tarde com recital especial para os alunos. Afinal, ainda que tenham pouca idade, eles irão se encantar em ouvir os sons de um violão. Lembrando que esse é um evento exclusivo para os alunos.
Para saber mais, acompanhe o @institutolumiarte nas redes sociais.