Segundo dados do Instituto Meteorológico do Ceapla, da Unesp de Rio Claro, a chuva começou na madrugada dessa segunda-feira (8) e registrou um acumulado de 8.1 milímetros até o período da manhã, o que foi considerado bom. “Por ser uma precipitação mais persistente, foi positiva para aumentar a umidade relativa do ar que seguia muito baixa há algum tempo”, destacou o técnico do Ceapla, Carlo Burigo.
A chuva previsão é que pode ainda pode ocorrer chuva nesta terça-feira e depois o tempo fica aberto novamente, o que faz manter o alerta quanto ao uso consciente de água, para não faltar o que recurso, já que os mananciais e reservatórios seguem com níveis baixos.
Apesar do alívio que trouxe, refrescando e amenizando a poeira do tempo seco e das queimadas, o mês de agosto deve ter pouco registro de chuva, como informou Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Agosto também promete ser um mês de temperaturas médias elevadas, como registrado no mês de julho que se esperava ser de das mais frios.
O ar seco estava predominando sobre o Brasil e a maioria das áreas do país registraram níveis de umidade abaixo de 20%. Com a chuva de ontem, Rio Claro ficou com umidade relativa do ar entre 43 e 91%, com temperaturas entre 15 e 24 graus. A terça-feira deve ser de sol com algumas nuvens durante o dia, períodos de nublado, podendo ocorrer chuva. As temperaturas ficam entre a mínima de 14 graus e máxima de 22 graus.
Por Janaina Moro / Foto: Denis Minihane