Exatos 50 anos. Esse foi o tempo que o grito de campeão brasileiro ficou preso na garganta do torcedor do Atlético Mineiro.
A espera chegou ao fim na noite da última quinta-feira (2), na Arena Fonte Nova, em Salvador-BA.
De virada, o Atlético derrotou o Bahia, por 3×2, após estar perdendo por 2×0, com gols de Hulk (pênalti) e Keno (2).
Com a vitória, o Galo Mineiro chegou aos 81 pontos ganhos e, faltando duas rodadas para o término do campeonato, não pode ser mais alcançado por seus adversários.
O título coroa o excelente trabalho do técnico Cuca e de sua comissão técnica, além do esforço da diretoria atleticana que investiu pesado em contratações de alto nível para os padrões atuais do futebol brasileiro e que qualificaram a equipe tornando-a superior aos rivais.
Serve também para diminuir um pouco a frustração do torcedor atleticano, um dos mais presentes e apaixonados torcedores do futebol brasileiro, após a eliminação da Copa Libertadores da América, quando foi eliminado pelo Palmeiras, na semifinal.
Em 2021, o Atlético ainda disputa o título da Copa do Brasil, contra o Atlético Paranaense, em duas partidas, programadas para os dias 12 e 15 de dezembro, sendo a primeira delas, em Belo Horizonte e a segunda em Curitiba.
Com 25 vitórias, podendo chegar a 27, o Atlético Mineiro conheceu apenas 5 derrotas no Campeonato Brasileiro, em 36 partidas disputadas até o momento. A equipe colecionou ainda 6 empates. Marcou 60 gols e sofreu 27, tendo um saldo positivo de 33 gols.
Os principais destaques da equipe na conquista do título do Brasileirão 2021, são o atacante Hulk, e o meia argentino Nacho Fernandez.
Com um futebol muito consistente em seu sistema defensivo, o Atlético tem como característica principal, a transição rápida da defesa para o ataque, que atua de maneira objetiva e eficiente, ao melhor estilo de seu treinador.
Ao final do jogo frente ao Bahia, os torcedores do Atlético Mineiro tomaram as ruas de Belo Horizonte para comemorarem euforicamente a conquista do título brasileiro, o segundo na história do clube.
A comemoração prossegue até o próximo domingo (5), quando o Atlético Mineiro recebe, no estádio Mineirão, às 17h, o RBB Bragantino, pela 37ª. e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Ao final desse jogo, a equipe receberá da CBF, a taça de campeão.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Divulgação