Nesse sábado (22), apoiadores do Presidente Jair Bolsonaro estiveram no Jardim Público distribuindo fichas de apoiamento para a criação do partido Aliança pelo Brasil. A ação deve se repetir no próximo dia 7 de março, das 9 às 13 horas, na Rua 3, com a Avenida 1, no Jardim Público.
Segundo Victor Roque, a expectativa é conseguir, ao menos, 100 fichas em Rio Claro. Ele explica que as fichas são necessárias para a criação do partido, conforme a legislação eleitoral, que exige um número mínimo de eleitores que demonstre o apoia à criação de um novo partido político.
O Aliança pelo Brasil, foi idealizado pelo presidente Jair Bolsonaro em novembro do ano passado, após anunciar seu desligamento do PSL, legenda com a qual se elegeu presidente da República. O partido teve sua criação registrada em cartório e agora precisa de reconhecimento do TSE para formalizar sua criação e participar de eleições. Segundo Bolsonaro, o partido se pautará pelos “princípios cristãos”, valorizando a família e as questões que são da raiz do povo brasileiro.
Para a criação do Aliança é necessário recolher a assinatura de, no mínimo, 491.967 eleitores em apoio à nova legenda em, pelo menos, nove Estados da Federação. O eleitor não filiado a partido político deve assinar uma ficha dizendo que apoia a criação do partido. Essa ficha é disponibilizada apenas pelo partido em criação. Depois disso a Aliança encaminhará à justiça eleitoral. Alcançadas as assinaturas, o TSE marcará o julgamento do registro do partido.
Vale lembrar que, quem assinar a ficha de apoiamento não estará, automaticamente, filiado na Aliança. Pois, depois do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral, será disponibilizado no site do partido o formulário eletrônico de filiação ou fichas manuais. Ou seja, o apoiamento não significa filiação, são duas etapas sequenciais e distintas.
Foto: Diário do Rio Claro