Rio Claro, 24 de agosto de 2020. Nunca é tarde para começar. A frase é antiga, pode parecer até mesmo batida, mas se encaixa perfeitamente num senhor aposentado de 63 anos, morador de Rio Claro. Pela primeira vez, ele participa de uma prova de automobilismo.
José Mauro Arrais fez a sua estreia na Fórmula Vee no sábado (29/8), na abertura da Copa ECPA F/Promo Racing, em Piracicaba. A FVee é uma das categorias mais tradicionais do automobilismo nacional, presente no país há mais de 50 anos e que revelou nomes como Emerson e Wilson Fittipaldi Júnior, Nelson Piquet e José Carlos Pace.
“Minha vontade, desde criança, era correr uma prova. Mas nunca tive uma oportunidade. Até conhecer a Fórmula Vee”, diz o aposentado José Arrais, que ainda continua trabalhando como monitor na empresa de saneamento da cidade.
O curioso é que ele nunca correu, nem mesmo de kart. Ou seja, experiência zero. Anos atrás, o mais próximo que chegou foi levar seu Fox para participar de um track day no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo). Nesse tipo de evento, os motoristas se aventuram na pista com o seu próprio carro.
“E lá soube que haveria uma competição de Fórmula Vee, um modelo de monoposto muito conhecido no país. Foi então que comecei a pensar seriamente em competir”, afirma.
O morador de Rio Claro participou de treinos da FVee em Piracicaba e até em Interlagos. Agora, terá a oportunidade de competir numa prova oficial.
Para chegar a este momento, José Arrais enfrentou um período difícil em sua vida. “Eu tive um grave problema de saúde, lutei muito e felizmente me recuperei. Hoje, estou muito bem. Então, achei que era o momento de realizar este antigo sonho”, diz.
Para isso, ele teve que enfrentar outro desafio: a resistência da família. “É claro que, nesta idade, todos acharam que eu estava louco. Mas eu me sinto ótimo, com saúde e disposição. Espero agora fazer uma boa estreia”, diz.
Prova tradicional
A competição no ECPA é uma das mais tradicionais da FVee, que oferece oportunidade a pilotos de todas as idades e também para iniciantes. Em 2019, um garoto de 14 anos, de Campinas, foi o campeão. As corridas deveriam ter começado em março, mas foram suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus. Agora, será iniciada seguindo os protocolos de segurança definidos para competições de automobilismo em todo o país.
A Copa ECPA não terá presença de público. Pilotos e equipe técnica deverão seguir medidas de proteção, como evitar aglomeração, uso de máscara na área dos boxes e higienização de equipamento. O procedimento segue as normas já adotadas no Campeonato Paulista de FVee, em Interlagos.
Este ano, a competição será exclusiva para os pilotos da F/Promo Racing, que disponibiliza os carros, seja para disputar uma ou todas as etapas. A Copa ECPA será dividida em duas categorias: Elite 1, com a soma dos resultados da 1ª bateria; e Elite 2, somando aos resultados da 2ª bateria. Haverá ainda classificação para FVee Júnior (jovens de 15 a 19 anos), Máster (acima de 40 anos) e geral (onde todos pontuam).
Foto: Divulgação