Prefeitura faz mutirão no Jardim Centenário nesta quarta-feira
A partir das 8 horas desta quarta-feira (24), equipes da prefeitura de Rio Claro estarão no jardim Centenário para mais um grande mutirão. Os moradores devem colaborar colocando em frente de suas residências todo material inservível, como pneus velhos, latas, móveis quebrados, garrafas e outros itens que possam acumular água.
Além de orientar os moradores sobre o combate à dengue, serão feitas limpeza de terrenos e a recolha de materiais que possam ser criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. O mutirão envolve vários setores da administração municipal.
A prefeitura de Rio Claro tem realizado mutirões nos bairros principalmente para eliminar criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue. Já foram milhares de toneladas de materiais, entre eles, muitos potenciais criadouros do mosquito da dengue.
Os mutirões estão sendo realizados com reforço nas ações de combate à dengue. Vale destacar que, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão dentro das residências. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Obra de construção do campus Rio Claro do IFSP será ampliada
A obra de construção e reforma do prédio que abrigará o campus Rio Claro do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), será ampliada. Com o novo aditivo de mais de R$ 5 milhões, serão construídos dois novos laboratórios de pesquisas, vestiários e banheiros na quadra poliesportiva, que será coberta, bem como outras benfeitorias.
O investimento total com os termos é de aproximadamente R$ 18 milhões, com conclusão prorrogada para junho de 2025. A portaria que autorizou o funcionamento do IFSP na cidade permite que o campus conte com até 40 docentes, 26 técnicos administrativos, além de 800 alunos matriculados em cursos regulares.
Para o vereador Julinho Lopes (Progressistas), que participou da articulação para a instalação do campus, o trabalho começou há anos e teve a participação do deputado federal Mauricio Néves, junto ao reitor Silmário Batista dos Santos. “Serão cursos gratuitos, de qualidade e alinhados com a realidade do mercado de trabalho da nossa cidade e região”, conclui o vereador. (Fonte: Divulgação)
Brasil tem mais de 155 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar em 2024
No dia 6 de outubro, data do 1º turno das eleições municipais de 2024, 155.912.680 eleitoras e eleitores estão aptos a comparecer às urnas e escolher representantes para as prefeituras e câmaras municipais. Assim como ocorreu em eleições passadas, a maioria do eleitorado é composto de mulheres.
Elas representam 52% do total, alcançando o número de 81.806.914 eleitoras. Já os homens somam 74.076.997 e equivalem a 48% do eleitorado. Outros 28.769 votantes não informaram o gênero pelo qual se identificam, o que representa 0,02% do total de eleitores. São essas pessoas que escolherão as candidatas e os candidatos que ocuparão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 5.569 municípios espalhados pelo país.
Evolução do eleitorado
Segundo as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve um crescimento de 5,4% do eleitorado em comparação com as eleições municipais de 2020. Naquele pleito, o número de eleitoras e eleitores aptos a votar era de 147.918.483.
A votação neste ano ocorrerá em 500.183 seções eleitorais. Dessas, 180.191 são seções com acessibilidade, isto é, onde as eleitoras e os eleitores com e sem deficiência ou mobilidade reduzida poderão exercer o direito ao voto sem enfrentar barreiras arquitetônicas. Todas essas seções serão distribuídas por 2.619 zonas eleitorais. (Fonte: Secom/TSE)