Rio Claro abre inscrições para 13 cursos gratuitos de qualificação profissional
O município de Rio Claro abrirá matrículas para cursos de qualificação profissional nas áreas de rotinas administrativas, técnicas de mercado, oficinas rápidas, culinária, e de beleza e bem-estar.
As inscrições devem ser feitas desta segunda-feira (15) até o dia 31 de julho no Centro de Qualificação Profissional, localizado na Avenida Visconde do Rio Claro com a Avenida 26, de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas. É necessário apresentar cópias de RG, de CPF, de comprovantes de endereço e de renda.
Os cursos são gratuitos e as aulas serão realizadas em três períodos: manhã, tarde e noite, variando conforme o curso. Os cursos oferecidos são de auxiliar administrativo, educação financeira, informática, técnicas em vendas, RH e logística, auxiliar de cabeleireiro, barbeiro, depilação, massagem, designer de sobrancelhas, manicure e pedicure, confeitaria e maquiagem. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
BRK atua na modernização do sistema de esgoto de Rio Claro
Embora não visíveis por estarem sempre enterradas nas vias públicas, as redes de esgoto são tubulações bastante presentes na rotina dos rio-clarenses. Responsáveis por direcionar todo o esgoto dos imóveis até as estações de tratamento, as redes são implantadas para durarem décadas, mas assim como as instalações elétricas ou os equipamentos eletrônicos, elas também têm uma vida útil. Em Rio Claro, a BRK – responsável pelos serviços de esgoto no município – possui um programa anual de trocas de redes.
No primeiro semestre de 2024, por exemplo, 30 mil pessoas dos bairros Terra Nova, Bosques de Rio Claro e Vila Indaiá foram beneficiadas pela troca de tubulações. “As tubulações existentes no local já tinham alcançado a capacidade de atendimento”, explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Rio Claro.
A obra contemplou a substituição das tubulações de manilha e concreto por de materiais mais modernos, como PVC (Policloreto de Vinila), com melhor qualidade e durabilidade. “Com as adequações realizadas, material mais avançado e durável, esse trabalho preventivo garante mais eficiência ao sistema de esgotamento sanitário”, destaca o gerente.
Além das trocas das tubulações de esgoto, a BRK também executou, neste primeiro semestre, a extensão de trechos de redes de coleta no município para atender o crescimento urbano da cidade. As principais expansões do sistema de coleta de esgoto aconteceram no Jardim Novo e Ajapi.
Rio Claro é referência em saneamento básico. E o trabalho contínuo e preventivo, desempenhado pela BRK, na expansão e na infraestrutura do sistema de esgoto do município, tem garantido melhorias na qualidade de vida e na saúde da população por meio da destinação adequada dos esgotos. (Fonte: Divulgação/BRK)
Vacinação: SP orienta pais a aproveitarem férias para atualizar caderneta das crianças
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta os pais e responsáveis a aproveitarem o período de férias escolares das crianças para levá-las à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa e atualizar a caderneta de vacinação. Na consulta, o histórico de imunização pode ser acessado, facilitando a administração das vacinas que não estão em dia.
No calendário básico de vacinação para crianças com menos de 1 ano, estão previstas as imunizações contra doenças como tétano, difteria, sarampo, caxumba, rubéola, além de poliomielite e coqueluche, que têm como principal forma de prevenção a vacina.
No estado de São Paulo já foram registrados 192 casos de coqueluche até o final de junho, de acordo com os dados da SES. A doença é caracterizada por uma infecção respiratória bacteriana que afeta principalmente bebês de até um ano de idade.
De acordo com Regiane de Paula, coordenadora de Controle de Doenças (CCD) da SES, a coqueluche é uma doença altamente contagiosa. “Em todas essas doenças, a vacinação é a melhor forma de prevenção. No caso da coqueluche como estamos com altos números de casos, é de suma importância a vacinação”.
Para crianças, a contaminação pode ser ainda mais grave. Na coqueluche, o indivíduo é acometido por crises de tosse seca, febre, corrimento nasal e mal-estar, sendo que o agravamento do caso pode causar insuficiência respiratória e levar a óbito. (Fonte: Governo de SP/Divulgação)