Daae desligará a ETA 2 para Elektro executar serviço na manhã de domingo
O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro irá desligar, das 6 horas da manhã até meio-dia de domingo (18), a Estação de Tratamento de Água (ETA 2), que fica na estrada que liga o Distrito Industrial ao Distrito de Ajapi. Este procedimento será necessário como medida de segurança para execução de melhorias na rede elétrica na região da ETA 2.
Será realizada a retirada e poda de árvores próximas das redes de alta tensão que levam energia para essa Estação de Tratamento de Água. O serviço será executado pela concessionária Neoenergia Elektro e terá apoio do Daae, Defesa Civil e Polícia Militar.
Essa paralisação pode ocasionar baixa pressão ou interrupção temporária no abastecimento de água nos imóveis sem caixa d’água nas regiões Leste, Oeste e alguns bairros da região Sul, além do distrito de Ajapi. O Daae ressalta que ter caixa d’água nos imóveis diminui os transtornos em ocasiões como esta.
Ao restabelecer o fornecimento de água, podem ocorrer casos pontuais de água escura ou com aspecto “esbranquiçado”, que devem ser relatados à central de atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares. Caso esteja chovendo, o serviço será cancelado e reagendado. (Fonte: Divulgação)
Concurso da Cachaça: inscrições começam no dia 21 de fevereiro
O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, abre no dia 21 de fevereiro as inscrições para o 1º Concurso Estadual da Cachaça Paulista, o Cachaça SP, que vai escolher as melhores bebidas produzidas no estado.
São Paulo é o maior produtor de cachaça no Brasil: de acordo com levantamento feito pela pasta, são mais de 400 unidades que produzem a bebida em território paulista, o que representa 45% da produção nacional.
Para o coordenador das câmaras setoriais da secretaria, José Carlos Faria Jr., o objetivo é conhecer ainda mais a variedade da produção de cachaças no estado e ajudar a divulgar os produtos. A iniciativa, uma demanda do próprio setor, também realiza um resgate cultural da bebida e agrega valor a ela, focando na sustentabilidade da cadeia.
“São Paulo é um estado que tem grande produção, é um grande consumidor e o maior exportador de cachaça. Nós temos aqui, no interior do estado principalmente, uma série de pequenos e médios produtores de cachaças de alambique que são premiados internacionalmente, que são cachaças de alta qualidade e atrai o interesse dos consumidores do Estado”, afirma.
Para mais informações sobre a inscrição, fique atento às redes sociais da Secretaria de Agricultura e aos canais oficiais do governo de SP. (Fonte: Divulgação)
Governo lança Fies Social para estudantes de baixa renda
O Ministério da Educação (MEC) lançou nova versão do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies Social, que vai custear 100% do ensino em instituição de ensino superior, aos estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A medida foi publicada nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial da União.
De acordo com as regras, os estudantes que se enquadrem nesse perfil não ficarão sujeitos ao cálculo de comprometimento da renda mensal para definir o percentual financiável, mas é necessário que o custo do curso a ser financiado esteja dentro dos limites estabelecidos pelo programa, que determina atualmente teto de R$ 60 mil anuais, para medicina, e R$ 42,9 mil para outros cursos.
Foi estabelecido que metade das ofertas viabilizadas pela disponibilidade de orçamento, deverão ser destinadas aos estudantes de baixa renda, com a aplicação da reserva de vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, de acordo com a proporção na população da unidade federativa onde funciona a instituição de ensino.
As vagas remanescentes deverão primeiro ser aplicadas aos estudantes das políticas de ações afirmativas e depois abertas à ampla concorrência. De acordo com o MEC, o Fies Social já será disponibilizado a partir do segundo semestre de 2024. (Fonte: Agência Brasil)