Expo Ambiental oferece nove oficinas neste sábado
A 2ª Expo Ambiental de Rio Claro continua neste sábado (29) e domingo (30) no Colégio e Centro Universitário Claretiano. A feira tem entrada gratuita e poderá ser visitada neste sábado das 8h às 21h e, no domingo, das 8h às 17h.
Na Expo Ambiental, os visitantes poderão ver também um grande painel de reproduções fotográficas com informações sobre 50 espécies de árvores selecionadas pelo ecólogo Tadeu Olivatti. Os dados são acessados por meio de QR Code.
Também hoje o público poderá participar de nove oficinas, escolhendo um dos três temas: captação de água da chuva, apresentado pela Empresa Júnior Engenharia Ambiental da Unesp, às 10, 14, 17 e 19 horas; infiltração no solo, tema organizado pela Empresa Júnior da Geografia da Unesp, às 10, 14, 15 e 17 horas; e da oficina sobre micro-orquídea, oferecida pelo Círculo Rioclarense de Orquidófilos, às 10h.
No domingo (30), será realizada uma oficina de bolachinhas com lavanda e baunilha às 9h e outra de bolo de alface patê de ora-pro-nóbis às 11h. As pessoas poderão degustar os produtos e receberão receitas impressas. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Exposições de orquídeas seguem até domingo em Rio Claro
Rio Claro realiza neste final de semana dois grandes eventos com orquídeas: a 78ª Exposição Nacional de Orquídeas no Colégio Claretiano e o 24º Salão da Cattleya Walkeriana na antiga estação ferroviária.
A exposição nacional poderá ser visitada neste sábado (29) das 8h às 21h e, no domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita com doação de alimento não perecível que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade.
Já o Salão da Cattleya Walkeriana poderá ser visitado das 8h às 17h. Quem doar um litro de leite ganhará em troca uma jovem orquídea e concorrerá ao sorteio de uma orquídea florida. Os dois eventos fazem parte das comemorações dos 197 anos de Rio Claro. (Fonte: Divulgação)
Alteração no trânsito libera passagem na Rua 4 com a Avenida Visconde
A partir de agora, veículos que estão na Rua 4 podem cruzar a Avenida Visconde do Rio Claro em direção ao Centro sem precisar acessar a Avenida Visconde. Desde sexta-feira (28) o cruzamento naquele ponto da Visconde foi liberado com a abertura do canteiro central.
“Há muitos anos o tráfego em pontos-chave da região central precisava ser remodelado”, comenta o prefeito Gustavo, que acompanhou parte da obra na tarde de sexta. “As passagens que estamos abrindo em cruzamentos da Visconde são parte importante de nosso projeto de modernização dessa avenida”, acrescenta.
Até agora foram liberadas passagens nos cruzamentos com a Rua 4, Rua 3, Avenida 16 e Avenida 20. “Quando for concluída a grande obra de drenagem na Visconde, também abriremos passagem no cruzamento com a Avenida 10”, informa o diretor de trânsito, Victor Caparroti, que acompanhou a abertura do cruzamento com a Rua 4 junto com o prefeito.
O projeto de modernização da Avenida Visconde inclui ciclovia, novos semáforos e obras contra enchentes. A via também foi inteiramente recapeada. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Escritores discutem criação de academia no Gabinete de Leitura
Neste sábado (29), a partir das 15 horas, acontece no Gabinete de Leitura (Av. 4, nº 427, Centro) reunião para definição de detalhes da fundação da Academia de Letras Rio-clarense (Alerc-SP). De acordo com a presidente da comissão de criação da instituição, Nilce Franco Bueno, esta é a terceira reunião do grupo de escritores e entusiastas que iniciou a movimentação no dia 7 de maio.
“A atividade é aberta a escritores poetas e afins que estiverem dispostos a colaborar com a criação deste patrimônio cultural e imaterial da cidade de Rio Claro”, esclarece Nilce ao lembrar que se trata de um momento especial pois os participantes destas três reuniões constarão como membro fundadores da academia.
Vale destacar que diversos grupos de trabalho já foram instalados para dar segmento nas diferentes pautas do grupo. A comissão conta com 31 escritores e expoentes de outras áreas do conhecimento, mas a reunião que deu o pontapé inicial para a criação da academia teve a participação de cerca de 60 pessoas. (Fonte: Divulgação)