Luta municipalista marca homenagem a Dalva Christofoletti na Câmara Municipal
Por meio do Decreto Legislativo 711/2024, de autoria do vereador Hernani Leonhardt (MDB), a Câmara Municipal realizou a entrega da Medalha de Honra ao Mérito a Dalva Christofoletti Paes da Silva. A solenidade foi realizada no plenário do Legislativo na noite de terça-feira (11).
A mesa principal, presidida por Hernani Leonhardt, contou com: prefeito Gustavo Perissinotto, vereador Geraldo Voluntário (MDB), presidente do MDB Rio Claro Bruno Oliveira, presidente da Associação Paulista de Municípios Marcelo Barbieri e ex-prefeito Kal Machado.
Nascida em Rio Claro, a homenageada conta com ampla folha de serviços prestados à nação. Integra o Movimento Municipalista, que tem como bandeira principal a luta das cidades pelo justo reconhecimento da União por meio de repasses justos, há 70 anos.
Na sua trajetória municipalista, participou de 63 das 66 edições do congresso estadual promovido anualmente pela Associação Paulista de Municípios. Trabalhou por 32 anos na prefeitura de Rio Claro. Foi a única mulher a participar, na década de 80, o grupo fundador da Confederação Nacional de Municípios.
Mulher guerreira, feliz, alegre, contagiante, maravilhosa. Desta forma, Hernani Leonhardt retratou Dalva Christofoletti. “Aonde encontramos a nossa homenageada, sempre nos passa energia positiva. A nossa cidade é abençoada, temos Ulysses Guimarães e Dalva Christofoletti como filhos da terra. Rio Claro tem muito o que agradecer por tudo que ela faz. E faz muito! É impressionante, por onde eu passo e falo que sou de Rio Claro, as pessoas logo dizem: cidade da Dalva Christofoletti! Isso é muito gratificante”, disse Hernani ao entregar a homenagem.
Na mesma rota, Gustavo Perissonotto destacou a importância de Dalva Christofoletti para o país na luta municipalista e destacou: “Parabenizo a Câmara por aprovar essa justa honraria por unanimidade. Estamos aqui para um ato de reconhecimento. Você merece muito Dalva, muito obrigado por tudo o que já fez pela nossa cidade e por tudo que ainda fará”.
Marcelo Barbieri lembrou que a homenageada sofreu discriminação por abrir espaços às mulheres que antes eram ocupados apenas por homens. “Fez com que as mulheres entendessem que podem ser líderes municipalista, vereadoras, prefeitas, podem ser o que quiser. É detentora de experiência de vida que serve de exemplo para todos”, enfatizou.
Bruno Oliveira salientou a importância de Dalva para os avanços conquistados pelas mulheres na política. “A nossa homenageada sempre diz em todo lugar que está: Rio Claro é a melhor cidade do mundo! É com essa energia que eu conheci essa pessoa incrível que externa o amor pelo nosso município em todos os lugares por onde passa. É uma bandeirante para as mulheres, desbrava caminhos para que todas possam passar com mais tranquilidade”, declarou.
Kal Machado observou que lembra da Dalva desde a época do Governo Perin em Rio Claro. “Como líder do movimento municipalista deixou marcas em nosso país. O que seria hoje o municipalismo sem seu esforço e a sua luta? Estamos diante de homenagem justa, parabéns à Câmara pela iniciativa”, pontuou. “Estamos diante de uma pessoa maravilhosa, batalhadora. Dalva Christofoletti é sinônimo de luta em prol do que é justo e democrático”, finalizou Geraldo Voluntário. (Fonte: Divulgação)
Vereador Julinho Lopes confirma retomada das obras na estrada do Sobrado
O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai Filizzola, confirmou ao vereador Julinho Lopes (Progressistas) que o governo irá concluir a obra na estrada do Sobrado.
Foi realizado um aditivo do contrato que amplia o prazo do Programa Melhor Caminho em Rio Claro, realizado em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura. Com o aumento do prazo, seis quilômetros da estrada receberão serviços de recuperação e manutenção do leito carroçável, após as obras serem paralisadas por motivo contratual.
“Foram diversas reuniões para chegarmos até aqui, demonstrando nosso compromisso em atender às necessidades dos moradores que dependem desta estrada”, observa o vereador. (Fonte: Divulgação)