Menores de 5 anos precisam tomar a vacina contra a pólio
Em plantão de vacinação realizado no sábado (8), Rio Claro aplicou a dose de reforço contra a pólio em 631 crianças. O total desde o início da campanha é de 1.239 doses, o que representa 10% do total do público-alvo. A Fundação Municipal de Saúde observa que há muitas crianças que ainda não foram vacinadas.
Crianças menores de 5 anos devem comparecer ao posto de saúde para tomar a dose contra a pólio. Todos na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos precisam tomar a gotinha. No caso de menores de 1 ano é analisada a situação vacinal, e aplicada a dose se estiver em atraso.
O atendimento é de segunda a sexta-feira a partir das 7h30 nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. Nas unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova a vacinação é até as 18h30, e nas demais unidades de saúde do município a vacinação vai até as 16h30.
A poliomielite é uma doença grave caracterizada por quadro de paralisia, que em geral acomete os membros inferiores de forma irreversível. O Ministério da Saúde destaca que a vacinação é fundamental para reduzir o risco de reintrodução no Brasil do vírus causador da doença, que está eliminada no país desde 1994. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
CPP Rio Claro realiza oficina terapêutica sobre festa junina
Nos dias 11 e 18 de junho, a sede da regional do CPP em Rio Claro receberá uma oficina especial voltada para a saúde emocional e terapia ocupacional. A atividade, que acontece das 14h30 às 16h30, promete proporcionar um momento enriquecedor de aprendizado, socialização e criatividade aos participantes.
Com profissionais experientes, a equipe é composta por psicóloga, terapeuta ocupacional e assistente social com mais de 30 anos de experiência em saúde mental. As atividades realizadas às terças-feiras têm por objetivo desenvolver a terapia ocupacional, que compreende a realização de atividade artesanal, juntamente com o psicossocial.
A inscrição para a oficina tem o custo de R$ 30 para sócios do CPP e R$ 50 para não sócios. As vagas são limitadas, garantindo um ambiente acolhedor e propício para a troca de experiências e desenvolvimento de habilidades.
A oficina é aberta ao público, e todos os interessados são bem-vindos a participar. As inscrições podem ser feitas na secretaria do CPP na Rua 16-Be, nº441, ou pelo telefone 3523-6256 e WhatsApp 9.9164-4948 (com a psicóloga Valderez). (Fonte: Divulgação)
Rio Claro fez 725 cirurgias de catarata no quarto mutirão
Com 725 cirurgias realizadas, Rio Claro concluiu o quarto mutirão de catarata. No sábado (8) foram feitos 253 procedimentos cirúrgicos e outros 472 já tinham sido realizados nos dias 1º e 2 de junho.
“Essas cirurgias se somam a outras quase 1.800 que já realizamos nos três mutirões anteriores, totalizando mais de 2.500 cirurgias de catarata”, destaca o prefeito Gustavo, reafirmando o compromisso de priorizar os atendimentos em saúde.
Com este mutirão, o município atende todos os pacientes que aguardavam pelo procedimento, responderam o contato da Fundação Municipal de Saúde e compareceram ao agendamento pré-cirúrgico. “Um governo municipal que esteja preocupado com o setor de saúde tem que saber firmar parcerias, e isso tem acontecido nesta administração”, observa Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação de Saúde.
Esse mutirão de cirurgias de catarata é resultado de parceria entre a Fundação Municipal de Saúde e governo estadual e conta com emendas parlamentares do deputado estadual Delegado Olim e deputado federal Mauricio Neves, com articulação do vereador Julinho Lopes. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)