Arquivo Público de Rio Claro tem atividades especiais nesta semana
De segunda (3) a sexta-feira (7) da próxima semana o Arquivo Público de Rio Claro promove atividades especiais abertas a todos os interessados em conhecer o trabalho técnico voltado à preservação, organização, acesso e difusão do patrimônio documental do município.
As atividades, abertas ao público mediante inscrição, serão realizadas na segunda-feira, dia 3 de junho, das 14h às 16h, com palestra sobre “Conservação preventiva de documentos textuais” (endereço para inscrição: https://abrir.link/oEDbg), e na sexta-feira, dia 7 de junho, em dois períodos, das 9h às 11h e das 14h às 16h, com a Casa Aberta (endereço para inscrição: https://abrir.link/jUVrB) na qual os visitantes poderão conhecer as dependências e o trabalho realizado pela autarquia.
Na terça (4), quarta e quinta-feira o APHRC receberá estudantes das escolas públicas municipais para as visitas pedagógicas, oferecendo às crianças a oportunidade de conhecer a história da cidade de maneira lúdica, por meio da aplicação dos jogos do Projeto ArqAventuras.
A iniciativa é vinculada à 8ª Semana Nacional de Arquivos, organizada pelo Arquivo Nacional (AN) e pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), com apoio da Associação Latino-americana de Arquivos (ALA) e do Conselho Internacional de Arquivos (ICA).
Esse evento anual de difusão e promoção dos arquivos brasileiros, com a organização de eventos em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos – 9 de junho, tem o objetivo de aproximar os arquivos da sociedade, aumentando a visibilidade e divulgando os trabalhos desenvolvidos nessas instituições.
Com o tema “Arquivos acessíveis”, nesta 8ª edição serão realizados eventos em todo o país que objetivam divulgar que o amplo acesso aos arquivos contribui para a preservação da memória individual e coletiva, proporciona o conhecimento sobre a sociedade, fortalece a democracia e amplia a cidadania. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Parceria entre Santa Casa de Rio Claro e Correios arrecada recursos para a saúde
Os Correios, reconhecidos pelo seu histórico de apoio a hospitais de todo o Brasil, agora intensificam essa colaboração ao município através de uma parceria firmada no ano passado com a Santa Casa de Rio Claro.
As agências dos Correios de Rio Claro e região estão preparadas para receber doações direcionadas à Santa Casa de Rio Claro, contribuindo para garantir um atendimento de qualidade prestado pela instituição aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Santa Casa atende não apenas a comunidade de Rio Claro, mas também pacientes dos municípios de Santa Gertrudes, Itirapina, Ipeúna, Analândia e Corumbataí, alcançando mais de 270 mil pessoas. Através do setor de captação de recursos, o hospital visa amenizar o déficit deixado pelo SUS, buscando constantemente formas de incentivos para a continuidade os atendimentos.
Dessa forma, a ação tem o intuito de aprimorar e oferecer um atendimento de excelência aos pacientes do SUS, além de manter uma estrutura adequada para atender a comunidade rio-clarense e demais municípios da região.
Segundo o provedor da instituição, Danusio Diniz, neste mês será iniciada a construção do novo Centro Oncológico Santa Ágata, que possibilitará a ampliação do atendimento aos pacientes oncológicos, tornando-os ainda mais humanizados.
Essa construção demanda grande investimento financeiro e somente será possível graças aos parceiros da Santa Casa, como a sociedade civil, empresários e a ajuda governamental.
As doações via Correios serão registradas diretamente nos balcões de atendimento, com um valor mínimo de contribuição de R$ 5,00, necessariamente em dinheiro (em espécie). Os valores arrecadados serão repassados mensalmente ao hospital, e quem desejar contribuir deverá sinalizar ao atendente a quantia a ser doada. (Fonte: Divulgação)