Fundo Social comemora Mês das Mães com idosas de casas de repouso
Neste Mês das Mães o Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro realiza atividades especiais para moradores de casas de repouso do município. Nesta segunda-feira (27) os idosos do Lar Bethel e da Hospedaria Emaus participaram de café da tarde.
“Poder proporcionar estes momentos aos idosos é muito gratificante, um pequeno gesto de carinho e reconhecimento a estas pessoas que tanto já contribuíram com nossa cidade”, observa Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social. Nesta terça-feira (28) a atividade será no Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo. (Foto: Divulgação/Prefeitura de RC)
Alunos da rede municipal participam do Horta nas Escolas
Alunos de 20 escolas da rede pública municipal de ensino de Rio Claro participam das atividades do programa “Horta nas Escolas – Do Plantio à Colheita”. O programa, desenvolvido em parceria das secretarias municipais da Agricultura e Educação, tem como principal objetivo proporcionar às crianças a oportunidade de interagir diretamente com a natureza e entender o processo que vai do plantio à colheita dos alimentos.
Na quinta-feira (23), os alunos da Escola Municipal Sérgio Hernani Fittipaldi, localizada no bairro Parque São Jorge, realizaram o primeiro plantio deste ano. A atividade foi realizada com o apoio dos professores da escola, da equipe da Casa Verde da Secretaria de Meio Ambiente e do Departamento de Silvicultura da Secretaria de Agricultura.
De acordo com Eduardo Barbosa, Diretor do Departamento de Silvicultura, a prefeitura de Rio Claro está empenhada em continuar expandindo o programa Horta nas Escolas, levando educação ambiental e práticas agrícolas sustentáveis para mais alunos da comunidade.
Para mais informações sobre o programa e sobre como participar dele, basta entrar em contato com o Departamento de Silvicultura, da Secretaria de Agricultura, pelo telefone 3527-1428. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Fórum em Rio Claro discute políticas públicas para pessoas surdas
No último sábado (25) foi realizado no auditório do Sest Senat, o Fórum de Políticas Públicas para Pessoas Surdas. Na oportunidade participou do evento Raquel Moreno, representando o Movimento Caminhoneiros Surdos do Brasil, que busca aprovação de leis que garantem o direito aos surdos de portarem CNH profissional, categorias C, D e E.
Também esteve presente Priscila Gaspar, ex-secretária nacional de Políticas para Pessoas com Deficiência, que falou sobre inúmeras leis que garantem direitos das pessoas surdas. O vereador Moisés Marques demonstrou pelo menos cinco leis que não estão sendo cumpridas pelos poderes Executivo e Legislativo, e prometeu corar seu cumprimento por meio de ofícios.
Como intérpretes participaram do evento Janine Andressa e Samantha Batista, bem como outros membros da comunidade surda de Rio Claro e região. “O fórum é um avanço em políticas públicas para a comunidade surda, fazendo de Rio Claro um município sensível e inclusivo, afim de garantir os direitos, proporcionando qualidade de vida a todos”, disse o vereador Moisés Marques. (Fonte: Divulgação)
Rio Claro terá em junho três cursos profissionalizantes gratuitos
Em parceria com o governo federal, a prefeitura de Rio Claro iniciou neste mês de maio cursos profissionalizantes, totalmente gratuitos. Nem todas as vagas foram preenchidas, portanto, os interessados ainda podem se inscrever.
No mês de junho serão realizados os cursos de empreendedorismo digital e geração de renda (do dia 10 ao 21), gestão de conteúdo em mídias sociais (de 11 a 27) e montagem e manutenção de computadores portáteis (de 18 a 27).
Neste mês de maio já foram realizados os cursos de atitude empreendedora e de manutenção de microcomputadores e, até o dia 31, está sendo desenvolvido o curso de empreendedorismo digital em geração de renda. Os cursos também serão realizados nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, no Espaço 4.0, nas dependências do Conecta, na Rua 3 esquina da Avenida 12, onde as inscrições devem ser feitas.
“É uma oportunidade para pessoas até 29 anos de idade adquirirem novos conhecimentos e se prepararem para o mercado de trabalho”, observa o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Anderson Christofoletti.
Os cursos são presenciais, com aulas pela manhã e tarde. Os alunos, que devem ter entre 15 e 29 anos, receberão certificado reconhecido pelo Senac. A carga horária varia de acordo com o curso. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)