Frente Rio Claro Pela Democracia é lançada no município

Seis partidos de centro-esquerda e esquerda uniram forças para formar a “Frente Rio Claro pela Democracia”, uma coalizão que busca oferecer uma alternativa nas eleições municipais de 2024. A iniciativa surge para promover uma abordagem mais inclusiva, sustentável e democrática, em contraste com as políticas atuais da cidade.
A frente é composta por PSB, PT, PV, PCdoB, PSOL e Solidariedade, e já tem três pré-candidatos ao cargo de prefeito: Airton Moreira (PSOL/Rede), Luciano Alves (Solidariedade), e Antonio Carlos Sarti (PSB). O anúncio foi feito no Dia Internacional do Trabalho, destacando o compromisso com valores de justiça social, combate à desigualdade, segurança pública e desenvolvimento sustentável. A reunião de formação da frente contou com a presença da professora Márcia Berbel (PSB), que foi candidata à prefeitura em 2020.
Como parte da construção desta nova coalizão, o PT abriu mão da candidatura de João Guilherme, que também foi candidato a prefeito no último pleito, que focará no Legislativo, demonstrando uma disposição de unir forças no campo progressista para fortalecer a proposta da frente. A coalizão se inspira nos períodos em que a centro-esquerda governou Rio Claro, entre 1997 e 2004 e entre 2009 e 2016, vistos como momentos de avanço para a cidade.
O manifesto da “Frente Rio Claro pela Democracia” deverá ser divulgado em breve, delineando uma visão para uma cidade mais justa e inclusiva, com foco em políticas públicas que promovam educação, cultura, saúde, segurança pública, desenvolvimento econômico sustentável e maior participação popular. A coalizão pretende trabalhar em conjunto para oferecer uma alternativa ao cenário atual e traçar um novo caminho para Rio Claro nas eleições municipais de 2024. (Fonte: Divulgação)
Rio Claro castrou mais de 1.200 animais no CastraAçãoPet

Rio Claro castrou no fim de semana 337 animais, em mutirão do CastraAçãoPet, programa voltado à castração gratuita de cães e gatos. Foram 215 cadelas, 74 cães, 26 gatas e 22 gatos. Essa foi a quarta etapa da ação, que totaliza agora 1.239 castrações.
No sábado e domingo (28) o castramóvel esteve no antigo espaço livre da Vila Martins para as cirurgias, que foram previamente agendadas.
“A castração é uma demonstração de cuidado com os animais, prevenindo doenças e evitando o abandono, a superpopulação e os maus-tratos aos animais”, destaca o prefeito Gustavo.
As cirurgias de castração são realizadas em ônibus adaptado. “É disponibilizada toda a estrutura e equipamentos necessários para este tipo de atendimento”, observa Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
Em iniciativa da Câmara Municipal, o investimento é de R$ 300 mil e, além de equipamentos e insumos, inclui equipe técnica que realiza os procedimentos. Os valores são parte dos recursos economizados pelo legislativo municipal em 2022. (Fonte: Divulgação)
Julinho Lopes vai ao DAEE para incluir Rio Claro no Programa Rios Vivos

O vereador Julinho Lopes (Programa) esteve, na manhã de quarta-feira (24/04), na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, para obter mais informações de desassoreamento de córregos e rios, através do Programa Rios Vivos, administrado pelo DAEE (Departamento de Água e Energia do Estado).
A iniciativa visa a inclusão do município no Programa Rios Vivos, com a revitalização do Ribeirão Claro, fonte para o abastecimento da cidade. “O DAEE executa todas as obras a um custo zero e a contrapartida do município é a manutenção das intervenções realizadas”, salientou o vereador.
O Rios Vivos tem como propósito melhorar a qualidade da água dos rios dos municípios paulistas, revitalizando os cursos d’água removendo sedimentos, gerando benefícios para o meio ambiente e para a população.
Além do vereador, participaram da reunião o assessor parlamentar da secretaria, José de Lorenzo Messina; a chefe de gabinete, Luísa Dubourcq Santana; e o técnico do DAEE, Nelson Campos de Lima. (Fonte: Divulgação)