Comitiva de Rio Claro visita na capital setor voltado às pessoas com deficiência
Comitiva de Rio Claro esteve nesta semana na capital paulista visitando a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, para conhecer serviços realizados naquele município.
“Precisamos avançar cada dia mais em políticas públicas de inclusão e, para isso, é essencial buscarmos informações para subsidiar novas propostas na área”, comenta Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O grupo de Rio Claro foi recebido pela coordenadora de Políticas e Projetos de Inclusão na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Renata Belluzzo. Integraram a comitiva de Rio Claro, além de Paulo Meyer, o analista de políticas públicas, Vilson Andrade, e Gislaine Roberta Guimarães, Renata Santantonio, Joselisa Grace Miranda Shinodabe e Elisabeth Santos. (Fonte: Divulgação)
Cipa da Saúde promove atividade sobre segurança no trabalho
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa) da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realizou na quarta-feira (24) o evento Abril Verde, em comemoração ao Mês da Saúde e Segurança no Trabalho e em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho.
A atividade teve participação de Marcos da Rocha Simões, professor de Direito e técnico em segurança do trabalho, que falou ao público sobre o assédio moral e a discriminação no ambiente de trabalho. Já o psiquiatra Rodolfo Lacerda de Freitas abordou os impactos do assédio moral na saúde mental dos servidores.
O evento teve por objetivo conscientizar os servidores da Fundação Municipal de Saúde sobre a importância da segurança e saúde no trabalho, alertando sobre a necessidade de prevenir acidentes e doenças ocupacionais.
De acordo com José Pedro S. Pacheco, presidente da Cipa da Fundação de Saúde, dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 700 mil pessoas sofrem acidentes de trabalho no Brasil a cada ano, e cerca de 2,5 mil morrem em decorrência desses acidentes, por isso, é fundamental que empresas e trabalhadores estejam conscientes da importância de adotar e promover uma cultura de segurança no ambiente do trabalho, investindo em iniciativas de prevenção de incidentes e enfermidades e assegurando um ambiente laboral mais seguro e saudável. (Fonte: Divulgação)
Alunos do Senai plantam árvores em praça
Numa parceria da prefeitura de Rio Claro, alunos e professores da Escola Senai realizaram na semana passada o plantio de 20 árvores na praça localizada em frente à escola. “São práticas sustentáveis e educativas que visam um futuro mais verde e próspero para toda a comunidade”, ressalta Eduardo Barbosa, diretor municipal de Silvicultura.
A iniciativa envolveu as turmas dos primeiros anos, do período da manhã e do período da tarde, para marcar o início dos cursos dos novos alunos. O local escolhido para o plantio foi à praça em frente à escola, no Jardim Portugal.
O evento teve a participação do vereador Geraldo Voluntário, representante da comissão do meio ambiente da Câmara Municipal, que destacou a importância de ações como essa para a promoção da conscientização ambiental e o cuidado com a natureza.
O planejamento das espécies a plantadas foi feito pelo ecólogo Antônio Tadeu Olivetti, que escolheu Cedro (Cedrus deodara), Canafístula (Peltophorum dubium), Jacarandá (Jacaranda mimosifolia), Tipuana (Tipuana tipu) e Paineira (Ceiba speciosa). (Fonte: Divulgação)
Fotos: Divulgação