Sexta-feira Santa: cristãos celebram a paixão e a morte de Cristo
A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a paixão de Jesus, segundo o evangelho de João, é contemplado o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo amado, da mãe, do soldado que o transpassou o lado.
Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da santa cruz, momento em que esta é apresentada solenemente à comunidade. Neste dia, não há celebração eucarística. A liturgia da palavra oferece a leitura de Isaías 52, o Salmo 30 (31), Hebreus 4 e o evangelho de João 18, 1 – 19, 42.
Neste dia, a Via-sacra ganha relevo, assim como o gesto no decorrer da Quaresma, como forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz. A igreja propõe a meditação para ajudar a rezar e a mergulhar na doação e na misericórdia de Jesus. Em muitas paróquias e comunidades são realizadas encenações da paixão, da morte e da ressurreição de Jesus Cristo por meio da meditação das 14 estações da via-crucis. (Fonte: CNBB)
Prefeitura revitaliza sala de cinema no Centro Cultural
A sala de cinema Antonio Padulla Netto, que funciona no Centro Cultural de Rio Claro, ganhou novos equipamentos e outras melhorias. “É uma alegria ver que conseguimos o propósito de recuperar espaços culturais como este e motivar produtores culturais e público”, afirmou o prefeito Gustavo na noite de quarta-feira (27) ao fazer a entrega oficial das obras e serviços realizados na sala de cinema.
O local recebeu novos equipamentos de som, de iluminação e de projeção, num trabalho de revitalização que contou com recursos da Lei Paulo Gustavo e também recursos da Prefeitura de Rio Claro. “Quando assumimos o trabalho, o Centro Cultural tinha baldes espalhados pelos recintos por causa das goteiras. Tudo está solucionado”, ressaltou o secretário municipal da Cultura, Dalberto Christofoletti.
Rogério Borges e Mari Lahr, do Coletivo Kino-Olho, manifestaram satisfação em ver a sala de cinema ganhando melhorias e falaram com entusiasmo das próximas ações culturais.
A solenidade foi encerrada com a apresentação de trechos de clássicos do cinema mundial. No teatro do Centro Cultural foi exibido o documentário “Do Palco ao Camarim”, direção de Luiz Santos, numa homenagem ao Dia Mundial do Teatro, comemorado na quarta-feira. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Rogério Guedes anuncia pré-candidatura a prefeito de Rio Claro pelo PL
O vice-prefeito Rogério Guedes anunciou sua pré-candidatura a prefeito de Rio Claro nas eleições municipais de outubro deste ano. A pré-candidatura foi oficializada na última segunda-feira (25) em reunião com o presidente nacional da legenda, Valdemar da Costa Neto, e com participação do deputado estadual Alex Madureira.
“Estamos lançando minha pré-candidatura à prefeitura. Vamos criar um novo momento, continuando o que deu certo e abandonando o que deu errado”, comenta Guedes. Na reunião também ficou definida a nomeação de Néia Garcia como presidente do diretório municipal do PL em Rio Claro.
Rogério Guedes foi eleito vereador em 2016 com 1.240 votos, exercendo o mandato na Câmara Municipal de 2017 a 2020, período em que trouxe recursos para investimento em melhorias no município. Atualmente, ocupa o cargo de vice-prefeito, em uma chapa majoritária eleita com 33.015 votos para o mandato de 2020 a 2024.
União Brasil
Nesta quinta-feira (28) o diretor-presidente da Unimed de Rio Claro, José Martiniano Grillo Neto, assinou termo de filiação ao União do Brasil que tem como presidente do diretório municipal o vereador Rodrigo Guedes. (Fonte: Divulgação)