Vai viajar no Carnaval? Vacinação contra a febre amarela precisa ser feita até hoje

O governo de São Paulo reforça a importância da vacinação contra a febre amarela para quem pretende viajar no feriado de Carnaval. Pessoas não vacinadas devem se imunizar até esta quarta-feira (19) para garantir proteção antes da folia, especialmente aquelas que viajarão para áreas rurais ou de mata. A imunização é a principal medida de prevenção contra a doença e deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes da viagem para garantir a proteção.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) já registrou 14 casos e nove óbitos em humanos, além de 30 casos em primatas não humanos com a doença nas regiões de Ribeirão Preto, Campinas, Barretos e Osasco.
Aqueles que ainda não receberam o imunizante contra a febre amarela, que não possuem a carteira de vacinação ou têm dúvidas se foram vacinados devem buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. (Fonte: Agência SP)
Vereador Julinho Lopes se reúne com o senador Marcos Pontes em Brasília

O vereador Julinho Lopes (Progressistas) esteve em Brasília, na última quinta-feira (13), para uma reunião com o senador Astronauta Marcos Pontes, com o objetivo de agradecer a destinação de R$ 1 milhão por meio de emenda parlamentar, recursos utilizados na compra de aparelhos auditivos para a população de Rio Claro. A iniciativa visa beneficiar cidadãos que necessitam do equipamento, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida.
Além de expressar sua gratidão pelo apoio, Julinho Lopes aproveitou a ocasião para apresentar outras demandas do município, entre elas, apoio para as necessidades na área da saúde.
Durante a reunião, o senador Marcos Pontes se mostrou receptivo às demandas e se comprometeu a continuar apoiando a cidade no que for possível. Pontes, que também utiliza aparelho auditivo, enfatizou a importância da entrega desses equipamentos e elogiou o trabalho do vereador, na contribuição da melhoria da qualidade de vida da população. (Fonte: Divulgação)
Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para obras inéditas
O Prêmio Serviço Social do Comércio (Sesc) de Literatura, voltado a escritores inéditos, está com inscrições abertas até o dia 10 de março. Podem ser inscritos originais ainda não publicados nas categorias romance, conto e poesia.
Os vencedores terão seus livros publicados pela Editora Senac Rio e receberão uma premiação em dinheiro no valor de R$ 30 mil cada. Também serão concedidas menções honrosas aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo finalistas na premiação. Interessados podem se inscrever pelo site do Sesc.
“O prêmio avalia trabalhos com qualidade literária para edição e circulação nacional. Ao oferecer oportunidades a novos escritores, impulsiona a renovação no panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional”, diz o Sesc. Segundo a entidade, desde a sua criação em 2003, cerca de 20 mil livros foram inscritos e 37 novos autores revelados.
Segundo o edital, a avaliação dos originais é feita às cegas, ou seja, sem identificação de autoria, por meio de jurados especializados e com trajetórias consolidadas no meio literário brasileiro. Os três originais vencedores serão editados e publicados gratuitamente pela editora Senac Rio, que garantirá a distribuição dos livros em livrarias.
O Sesc distribuirá os livros vencedores para as suas bibliotecas e garantirá a circulação dos vencedores em eventos literários por todo o país. (Fonte: Agência Brasil)