Rio Claro busca apoio no FNDE para zerar déficit de vagas em creches
Comitiva de Rio Claro esteve em Brasília com a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Macedo Pacobahyba. A reunião na última quinta-feira (21) contou com o vereador Adriano La Torre, Vinicius Sossai e a secretária municipal de Educação, Valéria Velis.
Na pauta, a busca por apoio para zerar o déficit de vagas nas creches do município e a construção de uma cobertura para quadra poliesportiva em escola localizada no bairro Mãe Preta.
Valéria Velis explicou que quando assumiu Rio Claro contava com 1.300 crianças na lista de espera por vagas em creches. “Com as novas vagas que disponibilizamos, este número caiu para 600”, disse. Este número vai cair para 300 em abril deste ano, com a entrega de mais uma unidade no Residencial dos Bosques.
“Estamos solicitando o apoio do governo federal, por meio do FNDE, para a construção de duas novas creches. Uma no Mãe Preta e outra no bairro do Sobrado, região que está em fase de expansão habitacional por conta de novos empreendimentos já em construção”, disse Valéria Velis.
Através de ofício, o vereador Adriano La Torre solicitou no FNDE o destravamento do processo para a implantação da cobertura da quadra poliesportiva na escola municipal Jovelina Morateli e reforçou a importância do município ser contemplado com mais duas creches para zerar o déficit de vagas. “A educação sempre foi pauta do meu mandato. As creches solicitadas são fundamentais para que as mães possam trabalhar cientes de que seus filhos estão em locais seguros e em ambiente de aprendizagem. A cobertura da quadra vai possibilitar a realização das aulas de educação física mesmo em períodos chuvosos”, detalhou o vereador.
Vinicius Sossai, responsável pelo suporte técnico na reunião, agradeceu a atenção da presidente Fernanda Pacobahyba por agendar a reunião em Brasília. “Recebemos aqui a confirmação que a cobertura da quadra poliesportiva terá prioridade na análise técnica para breve pactuação de convênio. Precisamos agora de mais um apoio do FNDE para zerar a fila de espera nas creches”, pontuou.
A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, atendeu a comitiva de Rio Claro acompanhada da sua equipe técnica: Adriane Carrara, coordenadora geral de Relações Institucionais e Geziene Fidelis Alberbaz, coordenadora de projeto. (Fonte: Divulgação)
Vereador Julinho Lopes solicita parceria com o DAEE para reduzir riscos de enchentes
O vereador Julinho Lopes (Progressistas) esteve recentemente com Mara Ramos, superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, autarquia responsável pela gestão dos recursos hídricos do Estado.
Durante o encontro, o vereador expressou interesse em estabelecer convênios ou parcerias que permitam a realização de estudos, visando alternativas para minimizar os riscos de enchentes, no município de Rio Claro.
O vereador enfatizou a importância de a autarquia promover iniciativas que reduzam os impactos das enchentes durante os períodos chuvosos. (Fonte: Divulgação)
Câmara entrega título de Cidadão Rio-Clarense a Carlos Martins
A Câmara Municipal realizou solenidade na noite de quinta-feira (21) para a entrega do título de Cidadão Rio-Clarense a Carlos Vitor Baquião Martins. A homenagem segue o Decreto Legislativo 658/2022, de autoria do presidente do Legislativo, José Pereira dos Santos. O prefeito Gustavo Perissinotto e os vereadores Hernani Leonhardt (MDB), Geraldo Voluntário (MDB) e Serginho Carnevale (União Brasil) também integraram a mesa principal.
Mineiro, natural de Nova Resende, Carlos Martins mudou-se para Rio Claro na década de 80. Não se curvou diante das dificuldades, fundou a Minas Tintas. O tempo passou e com ele novos desafios surgiram. Em 2015, juntamente com seu filho Victor, abriu uma nova empresa, a Stone Hammer, uma empresa de máquinas de pintura e ferramentas mecanizadas para construção civil, onde tem clientes em todos os estados do Brasil.
José Pereira enfatizou que para a Câmara, que representa toda a sociedade, é uma honra ter Carlos Martins como o mais novo cidadão rio-clarense. “Por tudo o que fez e faz pela nossa cidade, a entrega deste título trata-se de uma justa homenagem. Agradeço por aceitar o convite”, disse o presidente do Legislativo.
Serginho Carnevale destacou que se trata de uma marca impressionante o homenageado estar militando no comércio há 39 anos. “A grande virtude do Carlos é ser uma pessoa muito simples mesmo diante de todo o sucesso que acumula em sua trajetória profissional”, comentou o vereador.
Ao recordar que o homenageado foi amigo do seu pai, o saudoso José Carlos Leonhardt, o vereador Hernani o retratou como “ser humano incrível, homem íntegro que sempre está feliz e alegre”. Geraldo Voluntário encerrou as falas dizendo ser “um orgulho participar desta solenidade. Parabéns ao nosso homenageado”. (Fonte: Divulgação)
Fotos: Divulgação