Prefeitura conclui obra e libera ponte entre Novo 1 e Terra Nova
O trânsito sobre a ponte que liga os bairros Jardim Novo e Terra Nova, em Rio Claro, está liberado. A prefeitura concluiu substituição da passagem ainda na quinta-feira (16) e adiantou a abertura do local para veículos dias antes da previsão inicial, que era este final de semana.
O trabalho começou na semana passada e foi necessário devido ao comprometimento de boa parte da estrutura. Inicialmente, seria feita reforma da passagem. “Decidimos por refazer a ponte praticamente inteira, assim essa melhoria deve durar mais”, explica o secretário municipal de Obras, Valdir de Oliveira Júnior.
A ponte conta com passagem para pedestres, que também foi refeita pela Secretaria Municipal de Obras. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Governo de São Paulo elimina guia de ICMS a partir de 2026
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) acaba de dar mais um importante passo na simplificação das obrigações tributárias dos contribuintes paulistas com a publicação da Portaria SRE 02, de 16 de janeiro de 2025, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Com a medida, a Sefaz-SP passará a dispensar todos os contribuintes do Regime Periódico de Apuração (RPA) da entrega da Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA) a partir de janeiro de 2026. Este avanço representa uma significativa melhoria na redução das obrigações tributárias sobre as empresas e contabilistas.
A eliminação da GIA trará benefícios para todos os contribuintes, que, até o momento, ainda estão obrigados a entregar mensalmente a GIA, além dos arquivos da Escrituração Fiscal Digital (EFD). Atualmente, mais de 400 mil contribuintes do regime periódico de apuração já estão dispensados da entrega de GIA, o que corresponde a mais de 96% do total.
Com a mudança, nenhuma empresa precisará mais cumprir com essa dupla obrigação, reduzindo o tempo e os custos relacionados à conformidade fiscal. (Fonte: Agência SP)
Município entrega mais 113 aparelhos auditivos
A prefeitura de Rio Claro está providenciando aparelhos auditivos para mais dezenas de pessoas. Em dezembro, 115 pessoas foram atendidas.
Nesta semana, Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social de Solidariedade, entregou ao Centro Especializado em Reabilitação Princesa Victoria 113 aparelhos que passarão por ajustes técnicos antes de serem entregues aos seus novos donos.
Os aparelhos foram adquiridos numa parceria do Fundo Social com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e atenderão pessoas que passaram pela rede pública de saúde e tiveram encaminhamento de profissional para utilizarem os dispositivos.
A entrega dos aparelhos será feita em consulta com profissional de fonoaudiologia, que fez a adaptação do equipamento em cada um dos pacientes.
“Estes aparelhos auditivos representam o início de um novo momento para muitas pessoas, com mais qualidade de vida e alegria”, afirma Bruna Perissinotto. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)