Posse dos eleitos será na manhã desta quarta-feira
Em sessão solene marcada para as 10h desta quarta-feira (1º), serão empossados o prefeito Gustavo Perissinotto, a vice-prefeita Maria do Carmo Guilherme e os vereadores eleitos para o quadriênio 2025/2028.
Logo após a sessão na Câmara Municipal de Rio Claro, o prefeito Gustavo Perissinotto se dirigirá ao seu gabinete no paço municipal para assinar o livro de posse do cargo de prefeito em virtude de sua reeleição nas eleições de outubro.
A sessão de posse na Câmara Municipal será transmitida em telão instalado na entrada do paço municipal, na Rua 3. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Confira o calendário letivo da rede estadual de ensino de São Paulo em 2025
Recuperação semestral, Prova Paulista e Olimpíadas de Matemática e de Redação são iniciativas previstas para o ano letivo de 2025 na rede estadual de ensino de São Paulo. O calendário completo foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
O primeiro dia de aula da rede estadual será em 3 de fevereiro. O recesso de meio está agendado para o período entre 3 e 22 de julho. Já as atividades escolares terminam em 12 de dezembro, completando os 200 dias letivos previstos pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
O calendário inclui também dois períodos de planejamento escolar: 29, 30 e 31 de janeiro e 18, 21 e 22 de julho.
Os bimestres estão organizados da seguinte forma:
- 1º bimestre: 3/2/2025 a 15/4/2025
- 2º bimestre: 16/4/2025 a 2/7/2025
- 3º bimestre: 23/7/2025 a 30/9/2025
- 4º bimestre: 1/10/2025 a 12/12/2025
Os alunos que não atingirem a média nos dois primeiros bimestres poderão participar de aulas de recuperação promovidas pelas escolas estaduais. Uma nova prova será realizada de 6 a 8 de agosto para os estudantes que precisarem ou quiserem recuperar a nota. Uma nova etapa está prevista para o fim do semestre, entre 8 e 10 de dezembro.
Olimpíadas e avaliações
As segundas edições das Olimpíadas de Matemática e de Redação serão a partir de maio. As provas de matemática estão programadas para o período de 5 a 9 de maio. As de redação nos dias 20, 21 e de 26 a 29 de agosto.
Assim como nos anos anteriores, ao final dos três primeiros bimestres, os estudantes farão a Prova Paulista, avaliação diagnóstica da rede. Já o Provão Paulista, Saresp e Saeb (aplicada pelo governo federal) serão no próximo ano letivo nos meses de outubro, novembro e dezembro, respectivamente. (Fonte: Agência SP)
Licenciamento 2024: proprietários de veículos com placas de final 0 devem pagar taxa até esta terça-feira
Veículos com placas de final 0 devem ter o licenciamento realizado até esta terça-feira, 31 de dezembro, que marca também o encerramento do calendário geral. O cronograma estipula prazos diferentes para os veículos de carga (caminhão e trator), de setembro a dezembro.
A condução de veículo não licenciado tem sido a segunda maior causa de multa de trânsito neste ano no estado, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). A infração, considerada gravíssima, é punida com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo a pátio, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para recuperar o veículo, o proprietário deverá pagar todas as dívidas pendentes, assim como o valor da remoção e estadia no pátio. Em 2023, mais de 125 mil veículos foram recolhidos por falta de licenciamento no estado.
Para realizar o licenciamento, o responsável pelo veículo deve informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e pagar a taxa (R$ 160,22) em um dos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander), via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico.
Após o pagamento, o condutor deve baixar ou imprimir em papel sulfite comum o documento digital atualizado pelo portal do Detran-SP (detran.sp.gov.br), do Poupatempo (poupatempo.sp.gov.br) ou da Senatran (portalservicos.senatran.serpro.gov.br), ou pelos aplicativos Detran-SP, Poupatempo Digital e Carteira Digital de Trânsito (CDT). O documento pode ser salvo no celular do motorista ou guardado em formato de papel.
Vale ressaltar que, se o veículo tiver pendência, como IPVA não pago, multas e outras questões, o licenciamento não será concluído, mesmo que haja o pagamento da taxa, resultando no bloqueio do documento atualizado. (Fonte: Agência SP)