Pessoas com deficiência visual participam de atividade no shopping
O Centro Especializado em Reabilitação (CER) Princesa Victória desenvolveu nesta quinta-feira (19) atividade com pessoas que têm deficiência visual. Profissionais da unidade acompanharam os pacientes em visita ao shopping Rio Claro. A atividade faz parte do programa de orientação e mobilidade, desenvolvido no CER.
Atualmente o serviço de saúde atende cinco pessoas com deficiência visual, que estão aprendendo a se locomover de forma independente, fazendo uso da bengala longa. Este atendimento visa promover mais autonomia e independência a estas pessoas, tornando-as capazes de executar suas atividades com mais segurança.
Os atendimentos de orientação e mobilidade tiveram início no CER Princesa Victoria há cerca de um ano. Para isso, os profissionais de educação física da unidade concluíram capacitação específica e atualmente podem realizar o atendimento que é oferecido no CER. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Municípios discutem Conferência das Cidades em Rio Claro
Municípios de região metropolitana de Piracicaba participaram nesta quinta-feira (19), em Rio Claro, da formação de delegados da 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas.
O evento foi promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, com o apoio da Prefeitura de Rio Claro, para discutir questões do desenvolvimento urbano e diplomar os delegados municipais que terão papel fundamental na Conferência Estadual das Cidades.
A formação foi coordenada pelo subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, e teve a participação do coordenador estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Alexandre Gomes.
Também participaram os secretários municipais Agnelo Matos (Planejamento e Habitação), Leandro Geniselli (Meio Ambiente) e José Cláudio Simões (Finanças), os vereadores Júlio Lopes e Val Demarchi, bem como a superintendente do Arquivo, Mônica Ferreira, que é ponto focal da Conferência Municipal de Rio Claro. A Unesp Rio Claro foi representada por Lucas Santos e Paulo Teixeira e, o Creas São Paulo, por Maurício Pinterich.
No encerramento da formação os delegados municipais receberam diploma conferido pelo governo estadual. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Fundo Social entrega panetones e brinquedos em Batovi e Jd. Panorama
O Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro entregou nesta semana 600 itens entre panetones, presentes, salgadinhos e mini refrigerantes para famílias de baixa renda no distrito de Batovi e no Jardim Panorama.
“É um gesto singelo para levar um pouco mais de alegria a essas pessoas durante as festas natalinas”, comenta Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social de Solidariedade.
Em Batovi foram entregues 100 panetones, 100 kits de presentes e a mesma quantidade de mini refrigerantes e de pacotes de salgadinhos. No Jardim Panorama, foram distribuídas 50 unidades de cada item. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
BRK avança 22% na obra do novo sistema de tratamento preliminar na ETE Flores
As obras realizadas para a construção de um novo sistema de tratamento preliminar na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Flores, realizadas pela BRK Rio Claro, chegaram a 22% de avanço neste mês. O investimento tem como objetivo aumentar a eficiência do tratamento realizado na unidade e a segurança dos trabalhadores.
As fundações e a primeira parte dos pilares que compõem a superestrutura já foram concluídas. Agora estão sendo preparadas as formas para finalização da segunda parte dos pilares e, na sequência, os processos de forma, armação e concretagem da laje.
A ETE Flores, localizada no bairro Santa Maria, é responsável por tratar 91 litros de efluentes por segundo, com um volume diário de 7,8 milhões de litros. Na estação, os efluentes são tratados por meio do processo de reator anaeróbio (UASB), seguido de lodos ativados.
As obras incluem ainda a instalação de gradeamento fino e desarenador mecanizado, contando com equipamentos reservas para ampliar a segurança operacional. Dessa forma, as atividades rotineiras da operação da estação se tornam mais práticas e seguras.
No total, serão investidos R$ 5,3 milhões em melhorias no sistema e a expectativa é que a obra seja concluída em junho de 2025. Ao todo, são 23 bairros atendidos pela unidade. (Fonte: Divulgação/BRK)
Assembleia de SP aprova criação do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o projeto de lei que institui o Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil (FUNPDeC). O novo instrumento tem como objetivo aprimorar a resposta e a gestão dos recursos destinados às ações de prevenção, mitigação, recuperação e resposta a desastres naturais, além de promover maior agilidade e eficiência nas políticas públicas relacionadas à justiça climática e à resiliência de áreas afetadas.
O FUNPDeC será uma ferramenta estratégica para enfrentar os desafios impostos pelos crescentes eventos climáticos extremos. Ele permitirá o repasse simplificado de recursos entre municípios e a captação de verbas extraordinárias por meio de doações e parcerias com entidades públicas e privadas, além de recursos do Fundo Nacional de Calamidades. (Fonte: Agência SP)