Alunos visitam estação de tratamento de esgoto Jardim Novo em Rio Claro
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio Claro, recebeu na segunda-feira (9), na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim Novo, a visita de 20 alunos da Escola Estadual “Prof. Baptista Negrão Filho”. A atividade faz parte do programa Portas Abertas, que consiste em visitas monitoradas às instalações de uma das estações de tratamento de esgoto da cidade.
A ação tem por objetivo proporcionar conhecimento sobre o sistema de esgotamento sanitário. Uma palestra introdutória detalhou o sistema e o contexto das várias etapas do processo de tratamento do esgoto realizado na ETE Jardim Novo. A estação foi inaugurada em 2017 e destaca-se como a maior e mais moderna a operar no município.
A ETE Jardim Novo adota a tecnologia Nereda®, um sistema inovador desenvolvido na Holanda, que com o emprego da biomassa granular tende a ser mais eficiente e sustentável.
A atividade prosseguiu com uma visita à área operacional para que os alunos pudessem observar cada etapa do processo de tratamento do esgoto. Ao final, visitaram ainda o Museu dos Encanadores, que reúne uma curiosa coleção de objetos retirados das redes de esgoto do município pela equipe de redes da concessionária e que ficam em exposição. Entre esses objetos estão talheres, brinquedos, moedas, chupeta, chinelo, celular, cartão de crédito, dentadura e até mesmo uma bola de boliche.
Escolas, empresas e instituições interessadas em receber as palestras da BRK ou realizar visitas às instalações da ETE Jardim Novo, podem solicitar o agendamento enviando um e-mail para: sustentabrisp@brkambiental.com.br. (Fonte: Divulgação/BRK)
Comitê Municipal de Antropozoonoses divulga cronograma para 2025
O Comitê Municipal de Antropozoonoses de Rio Claro divulgou o cronograma de atividades para o ano de 2025. O comitê tem por objetivo apresentar os trabalhos relativos às arboviroses como dengue, zika, chikungunya, febre maculosa, leishmaniose, entre outras zoonoses. Além disso, o comitê também desenvolve ações com roedores, animais peçonhentos, morcegos e controle da raiva no município.
Com as dificuldades enfrentadas em relação à resistência dos mosquitos com aplicação de inseticidas, a organização social para ações intersetoriais é fundamental para o controle dos insetos e das doenças que eles podem transmitir. A presença de representantes de toda sociedade nas reuniões é fundamental para evitar novas epidemias, além de demonstrar comprometimento com a saúde pública. (Fonte: Divulgação)
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo, nesta quarta-feira (11), o Projeto de Lei 104/2015, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, sobretudo de telefones celulares, nas salas de aula dos estabelecimentos públicos e privados de ensino infantil e médio.
Quarenta e cinco membros do colegiado votaram a favor do parecer do relator da proposta, o deputado federal Renan Ferreirinha (PSD-RJ). Outros 14 parlamentares votaram contra a iniciativa, que propõe a proibição do uso de aparelhos eletrônicos dentro de sala da aula, durante o intervalo entre as aulas e até mesmo durante o recreio.
O texto segue agora para apreciação pelo Senado. Se aprovado conforme encaminhado pelos deputados federais, permitirá o uso dos dispositivos eletrônicos em ambiente escolar apenas para fins pedagógicos, com a supervisão dos educadores. Os estudantes também poderão utilizar os equipamentos quando estes forem imprescindíveis para garantir a acessibilidade ou a inclusão; atender às condições de saúde ou garantir os direitos fundamentais dos alunos. (Fonte: Agência Brasil)