Credencial de estacionamento para idoso e PCD ganha versão digital
Pessoas com deficiência (PCDs) e acima dos 60 anos já podem emitir a versão digital da credencial de estacionamento exclusivo por meio do aplicativa da Carteira Digital de Trânsito (CDT). A credencial, que antes era emitida via estados e municípios e precisava ser impressa para exibição no painel do veículo, agora passa a ser digital e terá validade em todo o território brasileiro.
A estimativa do Ministério dos Transportes e que a iniciativa beneficie cerca de 19,4 milhões de pessoas – 16 milhões de pessoas acima de 60 anos e 3,4 milhões de PCDs, cadastrados na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.
Além da possibilidade de utilizar o aplicativo da CDT, também será possível emitir a versão impressa da credencial, de forma online, por meio do Portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
“O documento, que antes tinha validade de 5 anos, agora será vitalício para os idosos. No caso de pessoas com deficiência, a autorização será mantida enquanto constarem na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência”, informou o ministério.
Ainda de acordo com a pasta, no caso de uso da versão digital, a credencial só poderá ser vinculada a um único veículo, que poderá ser alterado a qualquer momento. (Fonte: Agência Brasil)
Vereador Julinho Lopes anuncia liberação de recursos para a saúde de Rio Claro
O vereador Julinho Lopes (Progressistas) confirmou a conquista de novos recursos que serão direcionados ao setor de saúde de Rio Claro. Os valores, obtidos em parceria com o deputado estadual Delegado Olim, têm como objetivo financiar serviços de assistência de média e alta complexidade, visando melhorar o atendimento à população.
“Essa é mais uma grande conquista para nossa cidade, especialmente para a população. O recurso será investido na saúde básica, o que trará benefícios diretos para todos. Agradeço, mais uma vez, ao deputado Delegado Olim e toda a sua equipe pelo empenho e dedicação na liberação desses valores”, afirmou o vereador.
Julinho Lopes destacou ainda que, nos últimos quatro anos, o deputado destinou mais de R$ 6 milhões em emendas parlamentares para Rio Claro, com investimentos aplicados nas áreas de infraestrutura, saúde, esportes e aquisição de equipamentos. (Fonte: Divulgação)
Vereador consegue recursos e solicita criação de unidade de atendimento infantil
O vereador Moisés Marques (PL) conseguiu, por meio de emenda parlamentar da deputada federal Carla Zambelli, o valor de R$ 800 mil que já foi indicado pelo Fundo Nacional de Saúde para o município de Rio Claro. A proposta do vereador é que a Fundação Municipal de Saúde utilize o recurso para construção/adequação de uma unidade especifica de atendimento de crianças com funcionamento 24 horas.
Atualmente, após as 16 horas, as crianças só têm um local para serem atendidas, a UPA, junto com jovens, adultos e idosos. A proposta de uma unidade especifica de atendimento infantil é proporcionar: especialização no atendimento pediátrico, ambiente adequado e comunicação eficaz.
Essas unidades são projetadas para oferecer cuidados especializados que atendem às necessidades físicas e emocionais dos pequenos pacientes. Profissionais de saúde que trabalham em centros pediátricos são treinados para lidar com as particularidades do cuidado das crianças.
O vereador pretende se reunir com a direção da Fundação Municipal de Saúde para discutir o assunto. “Temos o local e consegui o recurso financeiro com a deputada Carla Zambelli. Temos todas as possibilidades de ter esse importante equipamento público, que será de grande valia na qualidade de atendimento das crianças e familiares”, finaliza Moisés Marques. (Fonte: Divulgação)
Fotos: Divulgação