Rio Claro tem baixa procura pela vacina contra a dengue
Em Rio Claro, a maioria das pessoas do público-alvo ainda não tomou a vacina contra a dengue. O imunizante está disponível no município desde o final de junho e protege contra os quatro sorotipos da doença. A vacinação é realizada exclusivamente em pessoas de 10 a 14 anos, conforme definido pelo Ministério da Saúde.
Levantamento divulgado nesta sexta-feira (4) pela Vigilância Epidemiológica aponta que apenas 916 pessoas da faixa etária tomaram a vacina, o que corresponde a 6% do público-alvo. A Fundação Municipal de Saúde ressalta que a vacina é uma medida adicional importante para evitar novos casos de dengue e quem pertence ao público-alvo precisa ser imunizado.
A vacinação é de segunda a sexta-feira, a partir das 7h30, nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. Nas unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova a vacinação vai até as 18h30, e nas demais unidades de saúde do município a vacinação se encerra às 16h30.
Para tomar a vacina é necessário apresentar cartão SUS e carteira de vacina da criança ou adolescente, que também precisa estar acompanhado de responsável. A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 3 meses. No caso de pessoas que tiveram dengue, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Musical infantil “Parará” tem segunda sessão neste sábado
O grupo Os Geraldos apresenta a segunda sessão do musical infantil “Parará – Um Reino pela Música” no Sesi em Rio Claro neste sábado (5), às 19 horas, no Sesi Rio Claro. Os ingressos devem ser reservados pela plataforma Meu Sesi: www.sesisp.org.br/eventos.
Com direção de Douglas Novais, o espetáculo tem 11 atores em cena e uma trilha sonora executada ao vivo, baseada principalmente em ritmos brasileiros, como samba, maracatu e baião. A dramaturgia – de autoria original de Everton Gennari, com adaptação da atriz Julia Cavalcanti – conta a história de uma princesa, que – ao assumir o reino de seu pai, que ficou doente – proíbe qualquer tipo de som, adoecendo ainda mais seu pai e todo o povo. Arrependida do que fez, ela vai a Parará e encontra o mundo colorido e musical onde moram as Notas Musicais. (Fonte: Divulgação)
Espetáculo “O Menino João” conha história de Guimarães Rosa
O Sesi Rio Claro recebe neste sábado (5) o espetáculo gratuito “O Menino João – O Encantador de Palavras”, da Cia TPK Produções Artísticas Ltda. A sessão acontece às 16 horas e os ingressos devem ser reservados pela plataforma Meu Sesi: www.sesisp.org.br/eventos.
“O Menino João – O Encantador de Palavras” é uma contação de histórias infantojuvenil, com 60 minutos de duração, direcionado para crianças de 6 a 12 anos de idade. A apresentação mostra, através da contação, a infância de João Guimarães Rosa, o Joãozinho, neto da Dona Chiquinha, filho de Chiquitinha e Seu Fulô. (Fonte: Divulgação)
Sesi Rio Claro recebe a exposição fotográfica ‘Cartunistas’
A exposição fotográfica ‘Cartunistas’ foi um grande sucesso de público no Centro Cultural Sesi Sorocaba. Agora, ela chega com uma temporada especial no foyer do Sesi Rio Claro. Os visitantes poderão conferir as obras de 5 de outubro de 2024 até 9 de março de 2025, de quarta a sábado, das 10h às 21h; domingo, das 10h às 20h, com visitação gratuita.
A iniciativa inédita é composta por 122 retratos de desenhistas da área do humor gráfico, retratados pelo fotógrafo Paulo Vitale. Cada foto pode ser considerada um cartum que reflete as características e o estilo dos artistas. Durante a exposição, o público também poderá assistir a diversos vídeos, tanto de novos como de antigos cartunistas, com depoimentos e making of dos ensaios. (Fonte: Divulgação)