Cetesb concede autorização ambiental para finalização do viaduto em Cordeirópolis
A Cetesb concedeu autorização ambiental para finalização do viaduto em Cordeirópolis. O novo viaduto ligará a Avenida Presidente Vargas e a Rodovia Constante Peruchi e fará parte dos 15km do futuro anel viário da cidade.
Como o projeto prevê a intervenção em área de preservação permanente e a supressão de vegetação, a prefeitura se comprometeu junto a Cetesb o plantio compensatório de 2.204 mudas nativas, bem como a manutenção até as mudas atingirem fechamento das copas.
Na terça-feira (1º) teve início a limpeza e desapropriação na área que receberá o “viaduto “bicentenário da independência”, que ligará um trecho de 280 metros que facilitará a rota dos veículos pesados.
Para o prefeito Adinan Ortolan os benefícios que o anel viário trará no futuro, impactará diretamente a vida da população e do setor cerâmico. “A mobilidade urbana traz tranquilidade, a cidade vai ter algo absolutamente organizado e vai ser um fomentador de novos e grandes investimentos para gerar emprego e renda para a cidade, por isso nós estamos todos aqui para acompanhar esta importante conquista”, relatou. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de Cordeirópolis)
UFSCar lança série no Instagram sobre plantas daninhas e soluções sustentáveis
Neste mês de outubro, o Instituto da Cultura Científica (ICC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lança a série “Daninhas”, com o objetivo de informar à sociedade sobre o cenário das plantas daninhas no Brasil, no sentido de trazer alternativas sustentáveis ao seu combate.
Plantas daninhas constituem um desafio na agricultura brasileira, acarretando perdas importantes na produção agrícola. Ao nascerem em locais indesejados, as daninhas competem com as culturas por água, gases, nutrientes, luz e espaço e podem atuar como hospedeiras para pragas e doenças.
Também liberam substâncias tóxicas no solo, inibindo o crescimento saudável das outras plantas. Muitas espécies desenvolvem resistência aos herbicidas comerciais, tornando o controle ainda mais difícil. Nessa direção, o projeto traz ações no combate às daninhas de forma eficiente e sustentável.
A série, pensada para as redes sociais, traz cartões informativos que situam o problema das daninhas no Brasil; exploram possíveis práticas de manejo, dentre elas o uso de herbicidas; apresentam a busca por alternativas naturais e, mais especificamente, informações sobre o projeto em rede das universidades federais.
A série pode ser acompanhada semanalmente, às quartas-feiras, pelas redes sociais da UFSCar (Instagram, Facebook e LinkedIn) e do ICC (Instagram). (Fonte: Divulgação/UFSCar)
Detran-SP: licenciamento 2024 chega às placas 7 e 8 em outubro
Já está aberto o licenciamento obrigatório das placas de final 7 e 8 de veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque, no estado de São Paulo. O calendário do licenciamento 2024 teve início em julho, com placas de final 1 e 2. Em novembro, será a vez das placas de final 9 e 0. O cronograma, definido pela Portaria nº 17/2023, estipula prazo diferente para os veículos de carga (caminhão e trator), de setembro a dezembro.
A condução de veículo não licenciado tem sido a segunda maior causa de multa de trânsito neste ano no estado, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). A infração, considerada gravíssima, é punida com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo a pátio. Para recuperar o veículo, o proprietário deverá pagar todas as dívidas pendentes.
Para realizar o licenciamento, o responsável pelo veículo deve informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e pagar a taxa em um dos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander), via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico. Após o pagamento, o condutor deve baixar ou imprimir o documento digital atualizado. (Fonte: Divulgação/Detran-SP)