Esplanada espera receber mais de 30 mil pessoas para o desfile de 7 de setembro
Depois de três meses sem feriados nacionais, setembro de 2024 tem o Dia da Independência do Brasil comemorado neste sábado (7). A data é celebrada com desfiles cívico-militares em várias cidades brasileiras e com eventos alternativos como o Grito dos Excluídos.
No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro I proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente de Portugal. Desde 1946, por lei federal, a data é feriado nacional.
Neste sábado (7) ocorre o tradicional desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). O evento é gratuito e o início do desfile está previsto para 8h45. A expectativa é de que 30 mil pessoas compareçam ao local.
Homenagens
As comemorações do 7 de Setembro deste ano estão organizadas em três eixos. Um deles aborda a importância estratégica da realização da Cúpula do G20 no Brasil, em novembro, no Rio de Janeiro, e, durante o desfile, serão apresentadas as 21 bandeiras dos países e blocos regionais que integram o grupo. O Brasil está na presidência do G20, grupo das 19 maiores economias do mundo, União Europeia e União Africana.
O desfile também homenageará os esforços em torno do apoio ao Rio Grande do Sul, com a participação de profissionais que atuaram no socorro ao estado nas enchentes e inundações que afetaram os gaúchos no mês de maio.
Já o terceiro eixo vai enfatizar a retomada da ampla proteção de crianças e da população por meio das campanhas de vacinação e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do programa Mais Médicos. (Fonte: Agência Brasil)
Ato pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes acontece neste sábado em SP
O ato público em prol do impeachment do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, acontece neste sábado (7) na Avenida Paulista em São Paulo. O início da manifestação, organizada pelo pastor Silas Malafaia, está marcado para as 14 horas.
O ministro solicitou, de forma não oficial, que a Justiça Eleitoral elaborasse relatórios para embasar suas decisões no inquérito das fake news contra bolsonaristas em 2022, segundo mensagens obtidas e divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo. Opositores de Moraes veem irregularidades em sua conduta, que à época presidia o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O ato deste sábado visa pressionar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a acatar o pedido de abertura de impeachment contra Moraes. Os congressistas bolsonaristas prometem protocolar o pedido na próxima segunda-feira, dia 9.
A manifestação deverá contar com participação do ex-presidente Jair Bolsonaro, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e outros políticos de oposição ao governo federal. Eles têm utilizado as redes sociais para convidar a população a participar do ato público.
Sebrae-SP convida candidatos para assinar compromisso com o empreendedorismo
O escritório regional do Sebrae-SP de São Carlos está de portas abertas para que os postulantes às prefeituras e câmaras das 19 cidades da região possam assinar o ‘Guia da Candidata e do Candidato Empreendedores 2024’, firmando publicamente seu compromisso com a temática durante a campanha eleitoral.
O documento estará disponível para assinatura presencial até a próxima terça-feira (10), e também pode ser assinado pela internet até o primeiro turno das eleições, no link candidatoempreendedor.sebraesp.com.br.
Com o apoio da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (Frepem) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e do Sindicato das Empresas Serviços Contábeis (Sescon-SP), o documento do Sebrae-SP é destinado, sobretudo, a candidatas e candidatos ao Executivo Municipal, mas também está aberto a quem concorre a um cargo no Legislativo.
O guia contempla dez compromissos com o empreendedorismo a serem incorporados nos planos de governo das futuras 645 prefeitas ou prefeitos do estado de São Paulo. Os futuros vereadores podem considerar as ações em suas propostas de atuação.
O objetivo é apresentar propostas de políticas públicas que incentivam o empreendedorismo nos municípios paulistas, e que se mostram fundamentais para o desenvolvimento das cidades por fortalecerem as micro e pequenas empresas locais, promoverem a cultura empreendedora e contribuírem para a melhoria do ambiente de negócios. A divulgação do guia visa permitir que candidatas e candidatos se utilizem do conteúdo para balizar a elaboração de seus planos de governo. (Fonte: Divulgação)