Rio Claro registra 284 novos casos de dengue e soma 5.799 confirmações neste ano
Rio Claro registrou 284 novos casos de dengue em uma semana, conforme aponta boletim emitido pela Vigilância Epidemiológica na quinta-feira (25). O município tem neste ano 5.799 casos da doença e 24 óbitos, além de oito óbitos em investigação. O município não registra óbitos pela doença desde o boletim do dia 28 de junho.
A Fundação Municipal de Saúde reforça a importância da procura por atendimento médico antes do agravamento da doença.
No combate à doença, as ações preventivas continuam intensificadas com nebulização e visitas casa a casa para eliminar criadouros do mosquito transmissor. A comunidade também deve fazer a sua parte e é preciso redobrar os cuidados. O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Por isso é essencial eliminar os recipientes e manter os quintais sempre em ordem, além de descartar corretamente os materiais.
Para reduzir casos da doença, também é fundamental utilizar meios de evitar a picada do mosquito transmissor (telas, mosquiteiros, repelentes, inseticidas liberados para uso doméstico, vestimentas que não exponham a pele). As pessoas que estão diagnosticadas com dengue devem usar repelentes para que não passem o vírus para outras pessoas. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
Mais de 152 toneladas de materiais foram removidas em mutirão no Jardim Centenário
Mais de 152 toneladas de materiais inservíveis e entulho foram retiradas de terrenos, vias e residências de Rio Claro com o mutirão realizado pelo município na quarta-feira (24). Dessa vez o trabalho foi feito no Jardim Centenário. Ao todo, os mutirões de serviços já recolheram 1.938 toneladas desde que foram iniciados, em maio, com o principal objetivo de eliminar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.
A população deve se engajar na luta contra o mosquito da dengue. É preciso eliminar os potenciais criadouros, que são os objetos que podem acumular água. Também é preciso manter casas e quintais sempre limpos e em ordem.
Os mutirões da prefeitura já atenderam o Jardim Novo, Jardim Novo 2 e Santa Rosa, nos quais foram recolhidos mais de 260 toneladas de materiais; Bom Retiro, com quase 290 toneladas recolhidas; Bonsucesso, de onde foram removidas 180 toneladas; Bairro do Estádio e Consolação, com 107 toneladas retiradas; Jardim Boa Vista, do qual a prefeitura recolheu 261 toneladas; Santa Maria, que ficou livre de 144 toneladas de materiais; Guanabara, de onde foram retiradas 248 toneladas de entulho e itens inservíveis; Jardim Brasília, com a remoção de 190 toneladas de materiais, Vila Paulista e Jardim Conduta, com 106 toneladas removidas e Jardim Centenário com 152 toneladas retiradas de residências, vias públicas e terrenos.
Os mutirões incluem orientações aos moradores sobre como combater o Aedes aegypti, vários serviços de limpeza e manutenção, recolha de itens que os moradores antecipadamente deixam na porta de suas residências, atendimento social, reparo asfáltico e muito mais. (Fonte: Divulgação/Prefeitura de RC)
PSB e Solidariedade realizam convenção partidária neste sábado
Os diretórios municipais do PSDB e do Solidariedade realizam convenção partidária neste sábado (27), das 9h às 13h, na sede do Sindicato dos Ferroviários, localizado na Avenida 10, nº 234, no Centro de Rio Claro. Os convencionais deverão confirmar a candidatura de Antonio Carlos Sarti (PSB) a prefeito e da Professora Luciana (Solidariedade) a vice-prefeita de Rio Claro. O evento contará com a participação dos partidos da coligação: PSB, Solidariedade, PT, PCdoB e PV.
Sarti, com um extenso histórico de contribuição para o município, é doutor em Geografia pela Unesp e professor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP). Sua carreira inclui importantes funções na prefeitura de Rio Claro, onde trabalhou na diretoria técnica e na Secretaria de Cultura. Ele também é conhecido por seu trabalho no Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa sobre Patrimônio, Memória e Território (LAPAT) e por sua atuação na Associação de Amigos do Horto Florestal Edmundo Navarro de Andrade, pelo Sesc e pelo Soridema (Sociedade Rioclarense de Defesa do Meio Ambiente).
A Professora Luciana, por sua vez, traz um perfil voltado para a educação e a política local. Ela tem se destacado em sua trajetória como professora e seu envolvimento na política começou na juventude com atuação partidária no antigo PPS e atuação efetiva em conselhos municipais e outras iniciativas públicas. (Fonte: Divulgação)