Covid-19: só 11% das crianças até 5 anos tomaram duas doses da vacina
O boletim Observa Infância da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), da Faculdade de Medicina de Petrópolis, divulgado na sexta-feira (11), mostra que foi reduzido o número de crianças com até 5 anos tomaram pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19. Dados do Ministério da Saúde, usados para análise da pesquisa, indicam que apenas 11,4% das crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, foram imunizadas com duas doses da vacina.
Segundo o coordenador do Observatório, Cristiano Boccolini, os números são preocupantes e revelam cobertura vacinal de apenas 2,9% entre bebês de 6 meses a 2 anos. Boccolini disse que vários fatores contribuíram para os baixos índices de vacinação: a demora para a compra de vacinas, informações falsas de que as crianças não sofrem com a forma grave de Covid-19, ou que há falta de segurança e eficácia da vacina, são alguns desses fatores.
Conforme dados epidemiológicos recentes sobre a Covid-19, o Brasil registrou, entre 1º de janeiro e 11 de julho de 2023, 80 mortes de crianças de até 4 anos. Desse total, 23 foram de crianças entre 1 e 4 anos, o que representa média de aproximadamente 1 óbito semanal nesse grupo etário. No mesmo intervalo, houve 2.764 hospitalizações em razão da doença, das quais 994 envolveram crianças de 1 a 4 anos. (Fonte: Agência Brasil)
Eixo SP leva peça teatral sobre educação no trânsito às escolas
Despertar e desenvolver nas crianças a conscientização a respeito da importância da educação no trânsito. Esse é o objetivo da série de apresentações teatrais que a Eixo SP Concessionária de Rodovias levará a oito escolas públicas de Rio Claro e de Piracicaba, a partir desta segunda-feira (14) até sexta-feira (18).
As peças serão apresentadas pelo grupo teatral Turma da Ação. No espetáculo “Vrum, Vrum, Trânsito Legal”, quatro atores brincam de contar histórias e estimulam os alunos a usar a imaginação para embarcar em uma viagem de faz-de-conta. Temas como cinto de segurança, atravessar na faixa de pedestre, prestar atenção aos sinais de trânsito, aos semáforos, segurança do carro e uso indevido de celular no caminhar estão presentes dentro da proposta.
O espetáculo é interativo, com muita música, brincadeiras e atividades lúdicas para ensinar os alunos de forma divertida como agir diante de situações cotidianas de trânsito, que envolvem tanto pedestres quanto ciclistas e motoristas. A ideia é que as crianças assimilem o conteúdo e compartilhem o que aprenderam com os pais, parentes e amigos.
Em Rio Claro, as apresentações serão realizadas às 8h e às 13h30 nas escolas municipais Djiliah Camargo de Souza (segunda-feira, 14/08) e Deputado Federal Hamilton Prado (terça-feira, 15/08). (Fonte: Divulgação)
Julinho Lopes solicita adesão de Rio Claro ao plano de redução de filas de cirurgias eletivas
O vereador Julinho Lopes (Progressistas) reuniu-se com Moisés Francisco Baldo Taglietta, diretor técnico do DRS-X (Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba), para discutir demandas de cirurgias eletivas, principalmente de catarata e pterígio.
Julinho solicitou informações sobre a possibilidade de adesão de Rio Claro ao plano de redução de filas de cirurgias eletivas do governo do estado de São Paulo. “A partir dessa adesão estaremos buscando apoio com os deputados Mauricio Néves e Delegado Olim para acelerar o atendimento e realizar o máximo possível de procedimentos”, informa.
Com recursos de emenda parlamentar viabilizados por Julinho Lopes em parceria com o deputado federal Mauricio Néves e o deputado estadual Delegado Olim, foi possível realizar em Rio Claro dois mutirões, sendo atendidos mais de 360 pacientes totalizando 671 cirurgias de catarata e pterígio. (Fonte: Divulgação)