Nova adutora em Santa Gertrudes já tem 52% de obras físicas concluídas
A implantação de uma nova adutora de água tratada de Santa Gertrudes já atingiu 52% de avanço na primeira quinzena do mês de julho, um mês após o início das obras. O investimento da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, tem como objetivo ampliar tanto a atual vazão de água, quanto a segurança operacional para o abastecimento de mais de 12 mil moradores de dez bairros atendidos pelo sistema.
Com 1,7 quilômetro de extensão total, a adutora Vigorelli vai interligar a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade até o reservatório localizado no Residencial Indaiá, denominado Vigorelli. Do total, 744 metros de tubulação já foram implantados, assim como uma caixa de ventosa foi construída.
A ventosa é um dispositivo hidráulico que auxilia na equalização da pressão da água para garantir a distribuição em processos de retomada do abastecimento após manutenções, o que reduz o risco de eventuais rompimentos. Ao todo, serão quatro ventosas em toda a extensão da adutora.
Entre os dias 24 e 28 serão realizadas intervenções em mais dois trechos: um de 80 metros entre as avenidas 4 e 6 e outro de 70 metros entre as avenidas 6 e 8. As obras incluem, além da implantação da adutora, outros serviços como a construção de blocos de ancoragem, caixas de abrigo para as ventosas e de registros de descargas, além das interligações necessárias e a recomposição asfáltica de todos os trechos pelos quais a obra passa. (Fonte: Divulgação)
Vereador Julinho Lopes discute o uso público da Feena
O vereador Julinho Lopes (Progressistas) se reuniu na quinta-feira (20), em São Paulo, com o diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovics; a diretora regional Lucila Manzatti; o assessor parlamentar Augusto Diniz Junior, representando o deputado federal Mauricio Néves; o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Leandro Geniselli; a superintendente do Arquivo Público Municipal, Monica Frandi Ferreira e a diretora da Secretaria Municipal de Obras, Camilla Costa.
A reunião discutiu o futuro do uso público da Feena (Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade), a necessidade da revisão do Plano de Manejo na Zona de Amortecimento, a recuperação da estrada de acesso com aproximadamente 3 km e novos investimentos do governo para a Feena.
Julinho Lopes ratificou a necessidade de estudos sobre a ampliação do prazo de uso público, para que investimentos da iniciativa privada possam tornar a floresta um atrativo turístico principalmente na área gastronômica. Segundo o vereador, o local recebe mais de 800 pessoas aos finais de semana. “A preservação ambiental é tão importante quanto o desenvolvimento de espaços para que ocorra em Rio Claro avanços no setor que engloba o turismo regional”, conclui o parlamentar. (Fonte: Divulgação)
Fotos: Divulgação