Prefeitura ouve lideranças da comunidade negra sobre racismo
A Secretaria Municipal da Educação de Rio Claro recebeu na manhã de quarta-feira (7) lideranças da comunidade negra do município para discutir ações de combate ao racismo e de inclusão social. A secretária municipal da Educação, Valéria Velis, informou medidas que a administração municipal já vem tomando neste sentido e reafirmou a disposição de, juntamente com a comunidade negra, intensificar ações para combater o racismo.
Na reunião ficou decidido que o próximo simpósio municipal da educação terá uma das mesas exclusivamente para discutir o assunto e que os professores da rede municipal de ensino serão convocados para também estar ainda mais próximos dessa discussão. Valéria também anunciou que a prefeitura está organizando um projeto para oferecer aulas de português à comunidade haitiana residente em Rio Claro. “Muitas dessas pessoas enfrentam dificuldades para conseguir emprego por não dominarem a língua portuguesa”, salientou Valéria.
De acordo com Marcos Prado, um dos líderes da comunidade negra, “a reunião foi muito produtiva deixando uma expectativa de avanços para assunto tão relevante para a comunidade”.
Da reunião também participaram Maria de Lourdes da Silva, assessora dos Direitos Raciais; Janice Rezende; presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra; e Hélio do Carmo, Erlon Tieli e Davi Romualdo, da Secretaria de Governo e gabinete do prefeito. (Fonte: Divulgação)
Rio Claro realizou 1º Encontro de Agentes Ambientais Mirins
Como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, Rio Claro está mobilizando seus agentes mirins. Na sexta-feira (2) foi aberto o 1º Encontro de Agentes Mirins, com o tema “Soluções Simples Sustentáveis”.
Conforme observam os organizadores, o encontro reunirá durante o mês de junho 907 agentes ambientais mirins das 27 escolas do ensino fundamental do município, tendo os alunos como protagonistas nas questões ambientais essenciais para a sobrevivência de todos, pois pertencerão a geração que enfrentará as consequências das ações que estamos tomando agora.
As discussões têm como objetivo buscar soluções simples sustentáveis e os agentes propõem alternativas simples sustentáveis, principalmente, na utilização dos recursos naturais do planeta.
Os participantes têm a oportunidade de participar de oficinas práticas, nas quais conhecem os principais problemas ambientais que afetam nossas vidas e propõem soluções.
O evento é organizado pela Secretaria Municipal da Educação, Daae, Agricultura, Fundação de Saúde e Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com BRK Ambiental, gabinete do prefeito, secretarias municipais de Governo e Comunicação, Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal e Consórcio PCJ. (Fonte: Divulgação)
Vereador propõe reaproveitar resíduos sólidos na manutenção das estradas rurais
O vereador Julinho Lopes (Progressistas) percorreu alguns trechos de estradas rurais no município, verificando locais utilizados de forma irregular para o descarte de lixo e entulhos.
As áreas já são conhecidas e frequentemente recebem manutenção das equipes de limpeza, porém, algumas delas foram limpas nas últimas semanas e já estavam novamente tomadas por grande quantidade de entulho.
Autor da Lei Municipal 4921/2015 que prevê normas para transporte, destinação dos resíduos sólidos inertes (construção civil e reformas) e penalidades às pessoas jurídicas ou físicas que forem flagradas fazendo o descarte irregular em área urbana ou rural, Julinho Lopes apresentou requerimento solicitando que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, crie um local apropriado para transbordo de resíduos sólidos de concreto, oriundos da construção civil, para que a prefeitura possa aproveitar os descartes na contenção de erosão e na manutenção e recuperação das estradas rurais.
“Percorri vários quilômetros de estradas e fiquei impressionado com a quantidade de entulho encontrado. Precisamos aproveitar os descartes da construção civil como forma de economia aos cofres públicos e solucionar parte dos descartes irregulares”, comentou o vereador. (Fonte: Divulgação)
Foto: Divulgação