La Torre solicita repintura das ciclofaixas com urgência

Aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, na sessão ordinária de segunda-feira (29), o Requerimento 1430/2023, do vereador Adriano La Torre (Progressistas) coloca na pauta da gestão pública assunto que requer medidas emergenciais para a sua solução: a repintura das ciclofaixas bem como programa de expansão das mesmas em nosso município.
Ao defender a aprovação do requerimento, no Plenário, La Torre enfatizou que os trabalhos de recapeamentos que estão sendo realizados pela prefeitura nas ruas e avenidas do munícipio estão causando problemas para os ciclistas. “As demarcações de ciclofaixas foram cobertas pela nova camada asfáltica, o que vem trazendo transtornos diários aos ciclistas, sendo que a falta de sinalização adequada corrobora para o aumento do número de acidentes com bicicletas na cidade”, afirmou o vereador.
La Torre solicita a repintura imediata das ciclofaixas bem com a ampliação das mesmas. “Rio Claro é conhecida como a Cidade das Bicicletas por sua topografia privilegiada. Temos aqui uma das maiores frotas de bicicletas por habitante do país”, assinalou o vereador. (Fonte: Divulgação)
Abrigo São Vicente ganha horta após trabalho de vereador

O Abrigo Da Velhice São Vicente de Paulo concluiu na última semana a instalação de uma horta com 30 canteiros. A conquista é resultado de um trabalho em conjunto do abrigo, da prefeitura e do vereador Hernani Leonhardt (MDB), que encabeçou o projeto.
De acordo com Hernani, o local passou por uma grande transformação. “Quando visitamos o abrigo para tratar desse assunto pela primeira vez, havia muito mato, numa área grande e pouco utilizada. Prontamente atendi o pedido do Padre Almarinho e mobilizamos a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que fez um trabalho impecável e transformou aquela imensidão de mato numa horta de qualidade.”, destacou o vereador.
O departamento de Silvicultura da Secretaria Municipal de Agricultura realizou o tratamento do solo e foram levantados 30 canteiros para o cultivo de hortaliças e legumes, sendo parte das mudas de hortaliças cedidas pela própria pasta de Agricultura. Também forma implantados canteiros elevados adaptados para facilitar o acesso e a participação dos idosos.
Leonhardt visitou o local na última quinta-feira (25), acompanhado do prefeito Gustavo Perissinotto, do diretor de Silvicultura Eduardo Barbosa e do assessor Odair Maia Junior, ambos da Secretaria Municipal de Agricultura. O abrigo foi representado pelos padres Marcelo de Menech Machado e Almarinho Lazzari. “Essa ação não apenas traz um ambiente mais agradável aos idosos, mas também promove maior conexão com a natureza e alimentação mais saudável”, comentou o prefeito Gustavo durante a visita.
O Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo é uma instituição centenária, privada e filantrópica, sem fins lucrativos, que atende idosos a partir de 60 anos, de ambos os sexos, que necessitam de moradia e atendimento especializado. Atualmente, a instituição é dirigida pelo padre Marcelo de Menech Machado. (Fonte: Divulgação)
Moisés Marques confirma ação municipal antiterrorismo

A autoria do Projeto de Lei 047/2023 é do vereador Moisés Marques, que contou com o apoio dos demais parlamentares. Baseado na Lei Federal 13.260, de 16 de março de 2016, o Programa de Protocolo Antiterrorismo, visa estabelecer em forma de lei, métodos de ação e reação frente a alguma ameaça no ambiente escolar.
A íntegra do projeto cria possibilidades das escolas desenvolverem ações de reação frente a alguma ameaça, considerando as peculiaridades de cada instituição, conforme números de alunos e estrutura física. A inovação na matéria, cita o vereador, vem através da possibilidade do programa ser desenvolvido em parceria com o poder público, iniciativa privada ou terceiro setor, dessa forma, possibilitando maiores fontes de informações e recursos para desenvolvimento do método.
“O projeto vem em momento oportuno, devido aos atentados ocorridos em escolas do Brasil, agir preventivamente poderá salvar vidas, possibilitando maior segurança nas escolas, tranquilizando as famílias” finaliza Moisés Marques. (Fonte: Divulgação)
Foto: Divulgação