Rio Claro abre inscrições para curso de canto gratuito
A Secretaria Municipal de Cultural de Rio Claro abriu inscrições para curso de canto, que será oferecido gratuitamente. Pessoas com deficiência também podem participar.
O Coral Madrigal da Cultura também é inclusivo e está aceitando inscrições de pessoas com deficiência. Pessoas com deficiência, além dos dias e horários das aulas de segunda e quarta-feira, também terão um dia e horário especial para suas aulas.
Os interessados devem ter mais de 12 anos de idade e fazer contato com o professor Claudionor Fonseca, pelo WhatsApp 9.9719-9972.
As aulas serão separadas por registros vocais e com o repertório do Madrigal da Cultura. As aulas são realizadas às segundas ou às quartas-feiras à noite e, todas as terças-feiras, tem ensaio geral. As aulas e ensaios são realizados no Casarão da Cultura, localizado na Rua 7 com a Avenida 3, na região central de Rio Claro. (Fonte: Divulgação)
Projeto de inclusão levou mais de 200 à exposição de arte sacra
O programa de inclusão da prefeitura de Rio Claro organizou a presença de cerca de 200 visitantes, entre pessoas com e sem deficiência, na exposição “Arte Sacra para Ver e Sentir”, no Museu Histórico do município. Foram seis encontros, com turmas das escolas Marcelo Schmidt, Armando Grisi, Armando Bayeux e Dom Bosco; do centro dia de referência da pessoa com deficiência, e do curso de braile realizado com apoio do município.
No projeto foram realizadas palestras introdutórias sobre inclusão e acessibilidade. Antes das visitas à exposição, visitante foram vendados para que explorassem a mostra pelo tato. O objetivo foi diversificar o acesso à exposição, levando estudantes, crianças e adolescentes e outros públicos. Ainda foram realizadas dinâmicas em ambientes específicos para receber pessoas com deficiência visual, deficiência intelectual e transtorno do espectro autista.
Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, explica que “a exposição foi iniciativa para ampliar a inclusão e proporcionar às pessoas sem deficiência uma experiência de aproximação com o universo daquelas com deficiência, e é muito significativa que isso tenha sido feito por meio de uma ação cultural importante como essa exposição”.
O secretário municipal de Cultura, Dalberto Christofoletti, também destaca a iniciativa. “Cultura e inclusão, quando caminham juntas, enriquecem a sociedade de maneira exponencial”, comenta. (Fonte: Divulgação)
Foto: Divulgação