Vereadora Carol Gomes lança app Buracômetro
A vereadora Carol Gomes lançou na última sexta-feira (28) mais uma ferramenta para ouvir a população. Trata-se do Buracômetro, aplicativo que serve para que qualquer cidadão possa ajudar na fiscalização dos serviços públicos.
“É uma extensão do meu gabinete. A pessoa vai poder acessar o aplicativo do seu celular e denunciar o buraco. A denúncia vai direto para o nosso gabinete, onde em forma de requerimento cobraremos o executivo a sanar a demanda”, explica.
O Buracômetro é um aplicativo com uma base de dados sólida que já está sendo utilizado e foi executado pelo deputado federal por Manaus, Amom, do Cidadania. Algumas cidades pelo país também já estão implantando essa ferramenta. Rio Claro é a primeira cidade do Estado a receber a inovação e a verdadeira Carol é responsável pela implantação do app no município.
Para a vereadora o aplicativo traz eficiência para o seu gabinete. “É uma forma de atender ainda mais a população. Nosso objetivo é saber onde estão os buracos para sermos precisos na cobrança pelo conserto”, esclarece.
O aplicativo Buracômetro pode ser baixado na Play Store e Apple Store. (Fonte: Divulgação)
Vereador e ex-vereadora são homenageados na Alesp por projeto sobre a doença de parkinson
O vereador e 2º secretário da mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Claro, Hernani Leonhardt (MDB), e a ex-vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB) foram homenageados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na tarde de terça-feira, dia 25 de abril.
A solenidade, ocorrida no auditório Paulo Kobayashi, agraciou o parlamentar e a ex-vereadora com um Certificado de Agradecimento expedido pelo Movimento Vibrar com Parkinson, em reconhecimento às conquistas alcançadas em prol da cidadania, inclusão e participação social. Ambos foram representados pelo chefe de gabinete do vereador Hernani Leonhardt, Thalison Mendes.
Em Rio Claro, o vereador Hernani Leonhardt e a ex-vereadora Maria do Carmo Guilherme são os autores da Lei Municipal nº 5.430, que instituiu a “Semana Municipal de Conscientização da Doença de Parkinson – Tulipa Vermelha”, a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de abril. De acordo com a lei aprovada, em vigência desde 2020, a campanha possui o objetivo de “inserir a temática na comunidade como um todo; despertar os variados profissionais existentes na sociedade para o fato de que seus diferentes conhecidos podem contribuir para o fornecimento de qualidade de vida e o retardamento de sintomas; provocar a reflexão de que inúmeras situações constrangedoras e discriminatórias vividas por pessoas com Parkinson podem ser evitadas com a divulgação e debate amplo da patologia e seus sintomas”, entre outros.
O Movimento Vibrar com Parkinson, idealizado pela cientista e pesquisadora Danielle Lanzer, diagnosticada com parkinson de início jovem, aos 36 anos de idade, teve seu início em julho de 2014. O “ponta pé” inicial da campanha de divulgação da doença de parkinson foi dado com o apoio da modelo e apresentadora Daniella Cicarelli, que vestiu a camiseta do projeto e permitiu a divulgação em redes sociais. “Amor, respeito e cuidado fazem parte do tratamento. O melhor remédio é a informação.” (Fonte: Divulgação)
Lei do vereador Julinho Lopes beneficia famílias com horta comunitária
Horta comunitária é um espaço coletivo no qual se pode produzir alimentos por meio do trabalho voluntário, ocupando terrenos públicos abandonados e contribuindo para o bem-estar da população e do meio ambiente.
O vereador Julinho Lopes (Progressistas) é autor da Lei nº 5125/2017 que institui o Programa de Horta Comunitária, com o objetivo de estimular a política de gestão compartilhada das áreas públicas municipais desocupadas.
O programa considera a necessidade de dar destinação social a áreas ociosas e incentivar práticas sustentáveis com respeito ao meio ambiente.
“As famílias participantes poderão ocupar suas horas vagas ou períodos de ociosidade nas atividades da horta comunitária, proporcionando terapia ocupacional para homens, mulheres e pessoas com deficiência, inibindo a proliferação de insetos e répteis na área urbana e preservando o meio ambiente com resultados proveitosos”, destacou Julinho Lopes.
O casal Antônio Lourival da Cruz e Maria Iracema Lourenço da Cruz, foram beneficiados e hoje cultivam uma área localizada na Rua 20, no bairro Boa Vista.
Para obter mais informações sobre o Programa, o vereador Julinho Lopes disponibiliza o telefone (19)3526-1316. (Fonte: Divulgação)
Foto: Divulgação