Prédio da Fatec Rio Claro terá dois pavimentos
Com dois pavimentos, 11 salas, três laboratórios de informática, biblioteca e ginásio de esportes, o prédio da Fatec Rio Claro já está com sua construção bastante adiantada.
Após muitos anos de espera a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Rio Claro está virando realidade. O prefeito Gustavo destaca a importância da nova instituição de ensino para Rio Claro e região. “O setor ceramista será um dos atendidos pelos novos profissionais formados em nossa Fatec”, prevê.
Além da possibilidade do curso em tecnologia da informação, a Fatec Rio Claro irá oferecer os cursos de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas e o de produção industrial.
A Fatec de Rio Claro, que está sendo construída pelo governo estadual, receberá o nome de “Prof. Álvares Gracioli” e será implantada no prédio do antigo Colégio Vocacional, na Rua 2 com a Avenida 38, com investimentos de R$ 11,9 milhões.
“É uma grande satisfação constatar que este local, que esteve abandonado por muitos anos agora recebe obras para abrigar uma instituição de ensino das mais conceituadas”, destaca Gustavo.
A Fatec Rio Claro poderá adotar um projeto pedagógico inovador de educação e se constituir em referência para outras instituições de ensino, com um curso de tecnologia da informação. “Neste projeto pedagógico, o aluno sai empregado e com um alto salário”, informa o prefeito. (Fonte: Divulgação)
Prefeitura faz reunião em Ajapi para ouvir moradores
Moradores dos distritos de Batovi, Ajapi e Ferraz, Chácara Bom Retiro, Alan Grei, Jardim Fazendinha, Itapé e Mata Negra poderão conversar pessoalmente com o prefeito Gustavo e secretários municipais nesta quarta-feira (12).
A reunião faz parte do programa “Vamos Conversar?”, programa lançado no final de março pelo prefeito Gustavo para levar a Ouvidoria Municipal aos bairros. “Queremos ampliar as possibilidades de comunicação com a população, dando a oportunidade para que mais pessoas opinem e participem do dia a dia da cidade”, afirmou Gustavo.
A reunião de hoje está marcada para as 19 horas, no Centro Rural de Ajapi, na Avenida 1. A primeira reunião foi realizada dia 29, na Escola Municipal Hamilton Prado, com moradores da Vila Olinda, Jardim Araucária, Vila Operária, Alto do Santana e outros bairros daquela região.
O programa tem o objetivo de ampliar os canais de comunicação com a população e ampliar o acesso dos moradores aos diversos setores dos serviços públicos municipais, além de facilitar a prestação de orientações e o recebimento de reclamações e sugestões. (Fonte: Divulgação)
BRK realiza a limpeza preventiva de oito reservatórios em Santa Gertrudes
Você já deve ter ouvido falar em algum momento sobre a importância de periodicamente realizar a limpeza da caixa d’água da sua casa. Agora, você sabia que isso também é feito nos reservatórios da rede de abastecimento de água de Santa Gertrudes? A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, reconhece essa como uma ação preventiva de grande importância para manter a qualidade da água tratada que abastece todos os imóveis da cidade. Neste ano, o trabalho já começou.
Em 2023, a limpeza preventiva será realizada em oito reservatórios de água. O primeiro deles a passar pelo serviço foi o da Estação de Tratamento de Água (ETA), ainda no mês de março, e tem capacidade para reservar 700 mil litros de água tratada. Em abril, será a vez de mais dois reservatórios, os que atendem aos bairros Ipês e Santa Catarina.
A programação será retomada em junho, com a limpeza dos reservatórios Vigorelli, no centro, e do Jardim Industrial. Em julho, os trabalhos seguem para os reservatórios do Jequitibás 1 e Velório, também na área central. Por fim, o trabalho se encerra em agosto com uma intervenção no reservatório Jequitibás 3. As datas previstas podem sofrer alterações de acordo, por exemplo, com as condições climáticas ou situações emergenciais.
Para realizar a limpeza preventiva, o reservatório precisa ser esvaziado e, por isso, durante o serviço, os moradores dos bairros atendidos pelo reservatório que passa pela limpeza podem ter oscilação no abastecimento de água. O impacto, contudo, é reduzido em função do planejamento estratégico que programa as limpezas para os meses do período mais frio do ano, em que o consumo normalmente é reduzido.
Rio Claro lança hoje plataforma pública de inovação Hub
Empreendedores de Rio Claro ganham nesta quarta-feira (12) um novo serviço público de apoio, que vai acelerar a criação de empresas de base tecnológica. A prefeitura coloca em funcionamento às 9 horas a Plataforma Pública de Inovação Hub, no Núcleo Administrativo Municipal.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para conectar instituições de ensino e pesquisa, ambientes de inovação, corporações, terceiro setor, agentes de fomento, investidores, poder público e comunidades.
De acordo com o secretário Anderson Christofoletti, o objetivo é apoiar o desenvolvimento de empreendedores e acelerar a criação de empresas de base tecnológica, as chamadas startups, na perspectiva de impulsionar a geração e atração de novos negócios, emprego e renda para Rio Claro.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico destaca que o novo espaço é um ambiente propício para o desenvolvimento de ideias inovadoras e para o estabelecimento de parcerias estratégicas que podem alavancar a competitividade dos empreendimentos locais. O espaço se apresenta como uma importante fonte de recursos e conhecimentos para os empreendedores que buscam se destacar no mercado.
A plataforma Hub oferece espaço de coworking com estações de trabalho, conexão de internet, sala de reunião e espaço de convivência, serviços da Sala de Inovação Tecnológica para conexão com o Ecossistema de Inovação Municipal e Sala do Empreendedor para facilitar os processos empresariais aos microempreendedores individuais (MEI), bem como ferramentas para desenvolvimento das startups, agenda de eventos e outros. Mais informações em hub.rioclaro.sp.gov.br. (Fonte: Divulgação)
Foto: Divulgação