Rio Claro reúne 230 pessoas em fórum sobre Transtorno do Espectro Autista
O 1º Fórum sobre Transtorno do Espectro Autista, em Rio Claro, reuniu 230 pessoas para participarem das atividades, no Sesi. A abertura foi realizada na terça-feira (4) e a programação teve continuidade na quarta-feira.
O evento é uma parceria entre Secretaria Municipal da Educação, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Fundação Municipal de Saúde. O objetivo do encontro foi unir profissionais da saúde, da educação e pessoas da comunidade para troca de conhecimento sobre a temática e apresentação dos serviços de apoio oferecidos pelo município.
“Eventos como este possibilitam a ampliação das discussões sobre acolhimento, inclusão e desenvolvimento da pessoa com transtorno do espectro autista”, destaca o prefeito Gustavo, que participou da abertura do fórum, que também contou com Valéria Velis, secretária municipal da Educação, Peterson Santilli, diretor da Fundação de Saúde, Vanessa Magri, coordenadora pedagógica da Secretaria da Educação e os vereadores Julinho Lopes e Vagner Baungartner.
A programação incluiu apresentações culturais e palestras com profissionais das áreas de educação e saúde, além de relato pessoal. (Fonte: Divulgação)
Pastor Diego confirma a liberação de recurso para a Santa Casa
Ciente do desafio diário da Santa Casa de Misericórdia para manter o atendimento médico gratuito para Rio Claro e mais seis cidades da região, o vereador Diego Gonzalez (PSD), também conhecido como Pastor Diego confirma a liberação de R$ 100 mil para o hospital.
O recurso, proveniente da emenda parlamentar do deputado estadual Alex de Madureira, vai ser utilizado para a aquisição de medicamentos hospitalares. “A defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde, o SUS, sufoca as finanças da Santa Casa que é a responsável pelo atendimento médico em nosso município e cidades vizinhas”, comenta o Pastor Diego. “Agradeço o deputado Alex de Madureira por atender mais esta solicitação que encaminhamos em nome de Rio Claro. A saúde é sem dúvida uma das prioridades do nosso mandato legislativo”, acrescentou o vereador. (Fonte: Divulgação)
Reunião discute carteira de identificação de autistas
Rio Claro está trabalhando para que o município adote a Carteira do Transtorno do Espectro Autista. O assunto está sendo discutido por comissão com membros dos setores da Saúde e do Desenvolvimento Social.
Em ação correlata, o assessor municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer, reuniu-se no último dia 27 com o secretário de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, pois o governo paulista também tramita em âmbito estadual a emissão do documento. “É necessária a emissão deste documento o mais rápido possível, de forma alinhada entre o município e o estado, para que não haja conflitos”, destaca Meyer.
Segundo Costa, orientações sobre a emissão da carteira serão disponibilizadas a partir da primeira quinzena de abril. A partir desses esclarecimentos, a comissão de Rio Claro vai direcionar os trabalhos para a emissão em âmbito local. “Independentemente de quem emitir o documento, a assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência dará apoio para que os interessados do município sejam atendidos”, frisa Meyer.
Na reunião de segunda-feira também foram discutidas parcerias entre o município e o governo estadual. Além de Marcos Costa e Paulo Meyer, participaram a secretária executiva da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Claudia Carletto, a advogada Viviane Limongi, e o analista de Políticas Públicas, Vilson Andrade. (Fonte: Divulgação)
Foto: Divulgação