Rio Claro registra óbito de idosa por Covid-19
O boletim semanal divulgado nesta sexta-feira (24) pela Fundação de Saúde de Rio Claro registra o óbito de uma idosa, vítima de Covid-19. Nesta pandemia, o município chega a 699 mortes causadas pela doença.
Nesta semana foram confirmados 72 novos casos de infecção pelo coronavírus, totalizando 35.375 casos. O total de pessoas recuperadas é de 34.549 e 123 pessoas estão em isolamento domiciliar.
O município tem ocupação de leitos de 5%, incluindo UTI e enfermarias das redes de saúde pública e particular. São quatro pacientes hospitalizados, sendo um em UTI.
De acordo com o GT de monitoramento da Covid-19 da Unesp de Rio Claro, neste ano, o município 1.954 casos de Covid=19 e 24 óbitos até a última quinta-feira (23). Foram 704 novos casos da doença e 15 mortes confirmados em janeiro, 914 novos casos e cinco óbitos em fevereiro, e 336 registros e quatro mortes em março. (Fonte: Divulgação)
Rio Claro homenageia servidoras municipais

A prefeitura de Rio Claro prestou homenagens a quase 30 servidoras públicas municipais com mais tempo de trabalho profissional. “Vocês representam todas as quase 3.000 mulheres servidoras da prefeitura”, afirmou o prefeito Gustavo, que destacou o fato das mulheres já terem conquistado a igualdade na Constituição Federal de 1988, mas ainda precisarem lutar para a igualdade de fato em todos os setores.
Além de certificado e flores, as servidoras ganharam uma exposição fotográfica que pode ser vista no paço municipal até dia 9 de abril. “Neste tempo todo de trabalho no serviço público vocês deram voz a quem muitas vezes não tinha”, afirmou Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social de Solidariedade.
A vereadora Carol Gomes, que falou em nome da Câmara Municipal, destacou a grande colaboração que as servidoras oferecem para o funcionamento dos serviços públicos e destacou que o Poder Legislativo está atento e à disposição das demandas das mulheres.
Também participaram das homenagens os vereadores Serginho Carnevale, Moisés Marques, Irander Augusto, Val Demarchi, Hernani Leonhardt, Vagner Baungartner, Rodrigo Guedes, Adriano La Torre e Julio Lopes. Ari Rios representou o Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais e as ex-vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme também receberam homenagem. (Fonte: Divulgação)
Ações de combate à tuberculose são realizadas em Rio Claro

Até o fim do mês as ações de combate à tuberculose seguem intensificadas em Rio Claro. A Fundação Municipal de Saúde intensificou nas unidades de saúde a busca ativa por novos casos da doença. Nesta sexta-feira (24) foi realizado evento no Jardim Público para alertar a comunidade sobre a doença.
“Tuberculose tem cura, mas para isso é necessário que o paciente realize o tratamento com responsabilidade e comprometimento”, alerta Vaniele de Souza, interlocutora municipal dos programas de controle de tuberculose e hanseníase da Vigilância Epidemiológica.
O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para a melhora na qualidade de vida do paciente e quebra da cadeia de transmissão da doença.
Durante as atividades no Jardim Público foram realizadas orientações sobre tuberculose, coleta de exames de tuberculose, aferição de pressão arterial e teste de diabetes. Equipe do Serviço Especializado em Prevenção e Assistência às IST/HIV/Aids e Hepatites Virais estarão no local para realizar testagem de HIV, sífilis e hepatites. A ação também envolveu a Vigilância Epidemiológica, Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead) e atenção básica da Fundação de Saúde, além da Etec Armando Bayeux da Silva e Secretaria Municipal de Turismo.
A campanha de combate à tuberculose prossegue até o fim do mês. Nas unidades de saúde estão sendo organizadas rodas de conversa com a comunidade e orientações, o que incluem painéis informativos. Ações no sistema prisional também fazem parte da campanha. (Fonte: Divulgação)