Rio Claro participou de encontro estadual sobre autismo
Rio Claro participou na segunda-feira (30) de encontro sobre as necessidades das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). A atividade foi realizada na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência com objetivo de subsidiar a elaboração de uma possível política estadual voltada àquele público.
O secretário estadual Marcos da Costa ressaltou a importância de construir pontes e da união entre as pessoas com TEA, entidades, sociedade civil, familiares e poder público para a realização de um programa adequado e que contemple de fato as demandas desse segmento da sociedade.
Para Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio Claro, “é fundamental a presença do município em encontros como esses, pois uma futura política estadual para pessoas com transtorno do espectro autista vai impactar o município”. Meyer ainda ressalta a necessidade e importância de avançar nesta pauta em busca de qualidade de vida para pessoas com transtorno do espectro autista e seus familiares.
Nathalia Almeida Rodrigues, chefe de divisão de Saúde Mental e Reabilitação da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, aponta que “é essencial a participação da Fundação de Saúde em encontros como esse, já que possuímos um serviço de referência para o tratamento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, que é o CER-PV, e temos como intuito ofertar um serviço de qualidade e de acordo com as políticas públicas”.
Além desses dois profissionais, Rio Claro também foi representado no encontro pelo analista de políticas públicas Vilson Andrade.
O encontro teve a presença de autoridades do estado de São Paulo, pessoas atuantes na causa do TEA, organizações da sociedade civil e familiares de pessoas com transtorno do espectro autista. A mesa foi formada pelo secretário de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, pela secretária-executiva Cláudia Carletto e por Ignacio Poveda, que será responsável pelo diálogo com as universidades, pela deputada estadual Andrea Werner, pela presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Letícia Françoso, pela diretora do grupo gestor do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), Luciana Bologuinini, e pela técnica na área da Educação Especial, Maria Aurecy Pinheiro Chagas. (Fonte: Divulgação)
Santa Gertrudes finaliza 2022 com avanços expressivos no saneamento
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Santa Gertrudes, finalizou 2022 com um balanço positivo de ações concluídas para garantir a regularidade nos serviços prestados ao município. Um dos destaques do ano foi a ampliação em 17,3% da reservação de água tratada da cidade que ocorreu devido ao novo reservatório no Jardim Bom Sucesso, que tem capacidade para armazenar 500 mil litros de água e beneficiou diretamente 7,5 mil pessoas.
Com a nova estrutura, o bairro Bom Sucesso passou a contar com dois reservatórios, que juntos, somam um milhão de litros de água para a manutenção do abastecimento naquela região da cidade. Além de ampliar a reserva de água tratada, a nova estrutura também ajudou a reduzir possíveis oscilações, já que está localizada em um dos pontos mais altos do bairro, permitindo uma melhor autonomia ao sistema de distribuição de água.
“Essa nova estrutura nos dá mais respaldo para o sistema de distribuição de água da cidade, especialmente durante os períodos de estiagem, como o vivenciado atualmente, e também em períodos de maior consumo de água. Além de atender uma região que tem novos empreendimentos habitacionais em fase de implantação e que precisa desse reforço para que toda a população continue sempre tendo acesso à água potável”, afirma Daniel Makino, gerente de apoio operacional da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes.
Investimentos em esgoto
A empresa executa a segunda fase da obra de modernização e recuperação na Estação Elevatória de Esgoto Jequitibás, que irá permitir o aumento da capacidade da estação de 5 litros por segundo para 7,3l/s, beneficiando assim os moradores do bairro Jequitibás III, e permitindo o crescimento sustentável do local. Além disso, contribui para a segurança operacional da unidade uma vez que a BRK garante o bom funcionamento dela.
A segunda fase da obra já está com avanço de 98% e contempla os serviços civis internos, como impermeabilização do poço, instalação de novas bombas e cesto de resíduos, além das ligações elétricas.
2022 em números
• No ano, 1.938.013.000 de litros de água foram tratados na ETA (Estação de Tratamento de Água), para a garantia do abastecimento de água de toda a população de Santa Gertrudes.
• 1.178.952.000 de litros de esgoto foram recebidos na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da cidade, tratados e devolvidos adequadamente aos mananciais da cidade.
• Mais de 3,5 mil atendimentos foram prestados à população em situações operacionais, como em auxílio a casos de entupimentos, solicitações de novas ligações de água e esgoto, vistorias e orientações. (Fonte: Divulgação)
• Mais de 72 mil análises laboratoriais foram realizadas durante o ano para o devido controle e garantia da qualidade da água distribuída à população e do efluente (esgoto) tratado pela concessionária e devolvido limpo à natureza.
Foto: Divulgação