Ministério da Saúde aprova plano para reduzir fila de cirurgias no SUS
O Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) aprovaram o Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas.
De acordo com o Ministério da Saúde, estão previstos R$ 600 milhões para o programa, recursos garantidos na PEC da Transição. A primeira remessa de recursos, cerca de R$ 200 milhões, será destinada a cirurgias eletivas.
“O que nós estamos debatendo com estados e municípios é um programa para combater problemas diferenciados e, pela nossa experiência, já que o SUS faz mutirão há mais de 20 anos, vamos começar pelas cirurgias, até porque, há inúmeras experiências de gestão de tecnologias nesse sentido. Ao mesmo tempo, vamos discutir, de maneira tripartite, como construir mudanças mais estruturantes. Para isso, precisamos conhecer essa fila de procedimentos e permitir que o usuário possa interagir, por meio de ferramentas de transparência”, afirmou o secretário de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Helvécio Magalhães.
O secretário acrescentou que as metas são criar uma lista nacional dos pacientes que aguardam por procedimentos médicos, consolidar um banco de informações, regular a oferta de serviços com apoio de ferramentas, como o telessaúde, e os protocolos de acesso à atenção especializada. (Fonte: Agência Brasil)
Obras avançam no pátio interno do Mercado Municipal
As obras no pátio central do Mercado Municipal de Rio Claro seguem em ritmo acelerado. Nesta primeira etapa de intervenção, o “Mercadão” está ganhando uma nova fonte e outras modificações, conforme anunciou o prefeito Gustavo no ano passado.
Em novembro o município assinou termo de permissão de uso para que a empresa Ápia Veículos participe do projeto. “Com o trabalho em andamento, em breve a população poderá ter ideia de como esse patrimônio arquitetônico de Rio Claro está sendo revitalizado”, comenta Gustavo.
Como parte do projeto estão previstas, em etapas posteriores, melhorias no visual externo do prédio. Para isto, a prefeitura deverá buscar novas parcerias com a iniciativa privada, com base na lei municipal Adote uma Área, criada a partir de projeto da vereadora Carol Gomes.
O Mercado Municipal está localizado na Avenida Visconde do Rio Claro, entre as ruas 8 e 9, foi construído nos últimos anos do século 19 e atualmente é local com opções de gastronomia e com estabelecimentos comerciais.
Na semana passada, quatro novos empreendimentos formalizaram com a prefeitura a ocupação de boxes no “Mercadão”, uma lanchonete, o Empório Retrô, uma boutique de carnes e o restaurante de massas Pastta Tua. “São novas opções que ampliam a diversificação no Mercado Municipal, uma de nossas metas”, destaca o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Elias Custódio. (Divulgação)
Câmara realizou reunião para integração das ouvidorias municipais
Na sexta-feira (27) aconteceu na Câmara Municipal uma reunião para integração das ouvidorias municipais dos poderes legislativo e executivo de Rio Claro. Participaram da reunião os ouvidores: vereador Geraldo Voluntário (Legislativo), Anderson Santilli (prefeitura), Rafael Solo (Fundação de Saúde), Rodrigo Servidoni (Guarda Municipal), e as assessoras parlamentares Sandra Abreu e Natália Christofoletti.
“Esta atividade teve como objetivo integrar e destacar a importância do papel das ouvidorias na administração pública municipal na resolução dos encaminhamentos da população”, destaca o vereador Geraldo Voluntário.
Segundo ele, essa interação entre as ouvidorias é sempre bem-vinda e importante para troca de experiência. “Onde podemos sempre um ajudar o outro, as ouvidorias estão sempre em sintonia para atender da melhor forma possível a população”. afirma.
Os canais de comunicação da ouvidoria da Câmara Municipal são: oouvidoria@rioclaro.sp.leg.br, telefone (19) 3524-4811 ou presencial na Rua 3, nº 945, 3º andar, Centro. A ouvidoria da prefeitura pode ser contatada pelo site http://ouvidoria.rioclaro.sp.gov.br, telefone (19) 3526-7105, WhatsApp (19) 9.9495-9124 e no paço municipal.
A ouvidoria da GCM atende pelo e-mail ouvidoria@guardacivil.rc.sp.gov.br, telefone 3522-3900, ou presencialmente na Rua Dr. Eloy Chaves, 3265, Alto Santana. O atendimento da ouvidoria da Fundação de Saúde é realizado através do site www.saude-rioclaro.org.br, telefone (19) 3522-3600 ou atendimento presencial na Rua 6, nº 2580, Vila Operária.