Parlamento Regional cobra fiscalização contra queimas de fogos
A sétima reunião ordinária do Parlamento Regional Metropolitano de Piracicaba foi realizada na terça-feira (18) na Câmara Municipal de Araras. No encontro, presidido pelo presidente Gilmar Rotta, foi apresentado balanço das eleições 2022. Também informou que em 2023 a mesa diretora do parlamento vai ser renovada.
Entre as propostas aprovadas na reunião, destaque para a moção de apelo da vereadora de Limeira, Tatiane Lopes, por meio da qual ela solicita ao governo de São Paulo, via Polícia Militar e Polícia Civil, a fiscalização da Lei Estadual 17.379 sancionada em julho do ano passado que trata da proibição do uso e comercialização de fogos de artifício que produzem barulhos a partir da explosão de pólvora.
“A capacidade auditiva dos animais, principalmente dos cães, é maior que a do ser humano. Os fortes estampidos causam muito sofrimento. Os fogos também colocam em risco a vida de pássaros”, disse Tatiane. A vereadora destacou ainda que os fogos de artifício causam impacto negativo junto às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que possuem hipersensibilidade sensorial ao barulho provocado por esses artefatos. “Recebo muitos pais e responsáveis em meu gabinete que buscam ajuda diante do desespero de seus filhos e entes queridos”, completou.
Geraldo Voluntário observou que Rio Claro possui legislação vigente com relação ao assunto, mas parabenizou Tatiane Lopes pela iniciativa. “Quando o assunto é fiscalização precisamos unir forças. O município e o estado têm de estar atentos para que a lei seja cumprida”, disse o vereador.
Gilmar Rotta comentou que o problema causado pela soltura de fogos de artifícios afeta todas as cidades. “No final de semana, em Piracicaba, o XV de Piracicaba sagrou-se campeão no futebol. Os fogos tomaram conta da cidade”, pontuou.
Aprovada, a moção de apelo segue agora para o governador Rodrigo Garcia; o comandante geral da Polícia Militar, Ronaldo Miguel Vieira; e o delegado Geral da Polícia Civil, Osvaldo Gonçalves. “Com a aproximação das festas de fim de ano, a soltura de fogos ocorrerá com mais frequência”, alertou Geraldo Voluntário.
Os deputados estaduais reeleitos Alex de Madureira e Professora Bebel; o deputado estadual eleito, Hélio Zanatta; e o deputado federal reeleito Miguel Lombardi, de Limeira, serão convidados para o encontro do PMP que será realizado no dia 22 de novembro na Câmara Municipal de Limeira. De acordo com Gilmar Rotta, os vereadores regionais levarão as reivindicações que serão entregues oficialmente aos deputados pelo Parlamento. (Divulgação)
Val Demarchi cobra dados complementares da Saúde
Por meio do Requerimento 2318/2022, o vereador Val Demarchi (União Brasil) busca informações da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Segundo ele, as informações repassadas pela titular da pasta, secretária Giulia Puttomatti à Câmara Municipal, na audiência pública realizada no último dia 28 de setembro, estão incompletas.
A audiência citada por Val Demarchi no requerimento trata-se do trabalho realizado pela Comissão de Finanças do Legislativo para que os secretários municipais apresentassem as contas referentes ao segundo quadrimestre deste ano.
“A secretária apresentou os relatórios do quadrimestre de forma insuficiente, deixando de apresentar, por exemplo, as cirurgias eletivas realizadas por referência; cirurgias eletivas pelo Pró-Santa Casa; exames contratados e produtividade do Cismetro”, afirma Val Demarchi.
Para o vereador, a apresentação deficiente dos dados do quadrimestre demonstra falta de compromisso com a transferência e de respeito para com o Legislativo. “Solicito que os documentos sejam enviados para que a Câmara tenha condições de encerrar a análise do referido período”, finalizou o vereador.
Trânsito
Também na sessão ordinária de segunda-feira (10), Val Demarchi solicitou a implantação de semáforo na Avenida Castelo Branco, cruzamento com a Avenida Marginal e Rua 30 no Jardim São Paulo. No Requerimento 2278/2022, aprovado pelo Legislativo, o vereador observa a dificuldade encontrada pelos motoristas que precisam cruzar a Castelo Branco, neste local, principalmente nos horários de pico. (Divulgação)
Foto: Divulgação