Décadas de trabalho são retratadas em entrega de título no Legislativo
A Câmara Municipal realizou a entrega do título de Cidadão Emérito a Vanderlei Cristofoletti na noite de sexta-feira (9). A solenidade presidida pelo vereador Julinho Lopes (Progressistas), autor da homenagem, contou com a presença do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Ivan Domênico, que na oportunidade representou o prefeito Gustavo Perissinotto.
Filho mais novo de Valdomiro e Doracy Cristofoletti, o homenageado, aos 12 anos de idade, participou da fundação da Cerâmica Cristofoletti ao lado dos seus irmãos. Casado com Maria Zenilia há 34 anos, pai de Priscila, Jéssica e Vander e avô de Pedro, Isabela e Maria Clara.
“São mais de 40 anos de trabalho, um exemplo para todos nós”, disse Julinho Lopes ao iniciar a sua fala. “Hoje o Grupo Cristofoletti, onde Vanderlei ocupa o cargo de diretor comercial, é responsável pela geração de 540 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos. Uma empresa genuína de Rio Claro que de alguma forma ajuda 10 mil pessoas”, completou o vereador. Atualmente a empresa produz 2.400.000m² de pisos por mês.
Val Demarchi busca informações sobre a aplicação do IPTU Verde
Por meio do requerimento aprovado pela Câmara Municipal, por unanimidade, na sessão ordinária de segunda-feira (5), o vereador Val Demarchi (União Brasil) busca informações sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano, denominado IPTU Verde, instituído em Rio Claro através da Lei Municipal 4.956/2016.
Segundo o vereador, o programa IPTU Verde consiste na aplicação de um percentual de desconto sobre o valor do IPTU. “O desconto é concedido aos proprietários de imóveis que adotam medidas sustentáveis que visam a preservação, proteção ou regeneração do meio ambiente”, comentou Val Demarchi no Plenário. ”O desconto é gradativo e cumulativo, sendo que para cada regra é concedido um percentual de desconto”, acrescentou.
No requerimento, Val Demarchi solicita à Prefeitura que informe, por meio da secretaria competente, os cidadãos proprietários de imóveis sobre os benefícios da referida lei. “A defesa do meio ambiente tem de ser prioridade na gestão pública”, completou o vereador.
TSE lança podcast para tirar dúvidas sobre as eleições
Você ainda tem dúvidas sobre como votar? Quer saber mais sobre as responsabilidades de cada cargo eletivo ou como é o financiamento das campanhas eleitorais? Para ajudar a responder essas e outras questões, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou a primeira temporada do podcast “Tira-Dúvidas das Eleições”, que já está disponível no Spotify e nas principais plataformas de áudio.
Ao acessar os dez episódios, é possível escolher se quer ouvir ou assistir, uma vez que todo o material está em dois formatos: áudio e vídeo. Para acessar o podcast, basta acessar o site do TSE (www.tse.jus.br) ou digitar “Tira-Dúvidas das Eleições” na busca do Spotify ou das demais plataformas. (Fonte: TSE)
Eleitores sem cadastro biométrico estão aptos a votar
No dia da eleição, a eleitora ou o eleitor deve se preocupar apenas em ter em mãos um documento válido com foto para ter garantido o direito de exercer a cidadania.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça que aqueles que não fizeram o cadastramento biométrico não serão proibidos de votar, desde que estejam com situação eleitoral regular. Ou seja, a ausência da biometria não impede, por si só, o exercício do voto. Isso porque, desde 2020, o cadastro biométrico está suspenso em todo o Brasil como forma de prevenção ao contágio da Covid-19.
Para quem já fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral, há a possibilidade de utilizar o aplicativo e-Título como forma de identificação, uma vez que, para quem fez a biometria, o app mostra a foto do eleitor. O e-Título, que funciona em smartphones e tablets, pode ser baixado na Google Play e App Store.
Foto: Divulgação